Sob risco de paralisação
O passeio de vagoneta pelos Molhes da Barra pode ficar comprometido na próxima temporada de verão, caso o Estado enfrente muitos temporais durante o inverno. Isso porque os trilhos não estão em boas condições e precisam ser trocados, alertam os trabalhadores do local.
Por enquanto, ainda é possível percorrer o trajeto. Natael Rocha Assumpção, vice-presidente da Associação dos Vagoneteiros dos Molhes da Barra do Rio Grande, explica que a entidade está em uma "batalha" pelos trilhos.
- Neste ano, se pegarmos muitos temporais no inverno, não teremos trilhos para o ano que vem. Está bem ruim, muito fino já. Aqui (na entrada) ainda está bom, mas lá para dentro, não - afirma.
Com os temporais, muitas pedras também caem sobre os trilhos e precisam ser retiradas pelos trabalhadores do local. Os vagoneteiros reclamam ainda dos motociclistas que fazem racha nos molhes e da falta de providências das autoridades em relação aos problemas.
Luciane Compiani Branco, secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Rio Grande, afirma que as demandas costumam ser atendidas pela Secretaria de Município do Cassino - entre elas, cita a manutenção com máquina para retirar areia e limpeza do local. Já a prefeitura atende a questão do turismo das agências e da divulgação.
- Só que tem coisas que é o porto. Não temos nem pessoal qualificado para o tipo de manutenção que eles precisam lá, então isso é operado pelo porto. Agora vamos fazer um termo de parceria - diz.
Conforme Henrique Horn Ilha, diretor de Meio Ambiente da Portos RS, a entidade trata com a prefeitura para efetivar um memorando de entendimento:
- Com isso, poderão ser criadas alternativas para investimento nas necessidades já existentes, como o controle do trânsito irregular de motocicletas, aquisição de trilhos para reparo, entre outras demandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário