quinta-feira, 4 de janeiro de 2024


04 DE JANEIRO DE 2024
INFORME ESPECIAL

Veranistas chateados em Remanso

Antigos veranistas com casa em Remanso, no município de Xangri-lá, andam chateados com os condomínios da região. É que neste verão aumentou o número de estruturas montadas para reservar lugar na praia para os condôminos.

- Todos os dias é a mesma coisa: os funcionários chegam com um reboque e erguem os gazebos na areia logo cedo. E quem veraneia aqui há 30, 40 anos fica espremido. Muitos até tentam sentar embaixo dos toldos enquanto não chega ninguém, mas são gentilmente convidados a se retirar, mesmo estando tudo vazio. Dependendo do dia, só nos restam as dunas ou as árvores - diz um dos membros da velha-guarda.

A turma está até pensando em recorrer ao Ministério Público em busca de apoio, mas seus integrantes garantem: ninguém ali é "contra os condomínios". - Os gazebos poderiam ir sendo colocados sob demanda, à medida que os condôminos fossem chegando. Seria mais justo - sugere um vizinho.

Quem sabe não seria mesmo uma boa ideia? Há 48 anos no Grupo RBS, Ronaldo Bernardi é o mais premiado fotojornalista da redação de ZH e de GZH (108 prêmios). Ele é reconhecido pela dedicação e pela coragem com que mergulha nas pautas.

No caso da foto acima, que viralizou nas redes e emocionou nossos leitores, Ronaldo só não mergulhou, de fato, para preservar a câmera. Mas, para captar a imagem, ele enfrentou a enchente de setembro na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, com água na altura do peito.

- Sempre procuro me aproximar ao máximo do fato para levá-lo ao público. Nesse caso, eu estava fotografando a inundação quando vi um homem salvando os cachorros. Perguntei a ele se não salvaria as coisas de dentro de casa. Ele me disse que não se importava com isso, mas que não deixaria nenhum cão para trás. Salvou os dele e os dos vizinhos - conta Ronaldo.

O homem era o reciclador Jair da Silva (no detalhe). Ele resgatou cerca de 20 animais com a ajuda de parceiros (acima). A cena comoveu o experiente fotógrafo:

- Aquilo mexeu muito comigo. Enquanto existem pessoas que abandonam os bichos, aquele homem deu um bom exemplo. Mesmo perdendo tudo em casa, fez o que era certo.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: