sexta-feira, 25 de julho de 2008



25 de julho de 2008
N° 15673 - Liberato Vieira da Cunha


Um vôo do imaginário

- O senhor poderia me dizer qual é o seu tema preferido?

A pergunta é disparada por uma dessas meninas bonitas que colaboram com jornais de faculdade. Deram-lhe a tarefa de entrevistar alguns escribas, coisa que ela faz com capricho, a começar estabelecendo uma fronteira, que é a palavra senhor.

- Acho que o meu tema preferido é a mulher. A resposta parece surpreendê-la, pois rebate em seguida:

- Que mulher? - Em geral - esclareço. - Em cinco de cada dez das crônicas que componho, há sempre uma mulher. Creio que a mulher é uma grande invenção de Deus.

Ela consulta sua pauta e se mostra sincera:

- Olhe, eu não li todos os seus livros, mas aqui nas minhas anotações diz que o seu assunto predileto é a saudade.

- De quem? - De cidades, viagens, pessoas. Contemplo-a, tão linda e tão distante, e reajo:

- Está vendo? Cada cidade pode ser uma mulher, cada viagem, um romance, cada pessoa, uma deusa.

Ela revê suas notas e sacode a cabeça, lenta e desaprovadoramente: - O senhor não é um escritor nostálgico? Resolvo abrir o jogo:

- Claro que sou. Todas as criaturas são nostálgicas. Mas em vez de ter nostalgia de mim mesmo, escolhi sentir falta dos melhores momentos que vivi.

Ela se desarma: - E são muitos?

- Talvez nem tantos. Um entardecer em Paris. Uma noite em Nova York. Uma manhã de domingo em Berlim.

- O senhor é engraçado. - Por que seria? - Porque em tudo isso há saudade.

- E devo ser condenado? - Não, se todas elas eram belíssimas. - Eram belíssimas, mas se foram.

Nenhum comentário: