sexta-feira, 25 de julho de 2008



Um abraço! Só um abraço e já está bom demais!

Uma segunda mãe. É assim que os netos definem Lígia Santiago Rolim. Com 84 anos, ela tem muito para comemorar neste 26 de julho, o Dia dos Avós. Convivendo quase diariamente com os seus cinco netos, ela conta que conseguiu construir uma relação muito próxima com eles, baseada no amor, no respeito e no carinho.

Para Lígia, a melhor fase é quando os netos são pequenos. "A gente pode brincar e se divertir com eles." Hoje, com "todos crescidos", a relação é outra. Mas continua boa.

Eles lhe dão ajuda nas atividades diárias e a levam até para as consultas médicas. "Hoje são eles que me fazem companhia. Eu nunca fico sozinha; quando um está saindo o outro já está chegando".

O neto Luís Henrique, 26 anos, é que tem o relacionamento mais próximo com a avó. Mora com ela há oito anos, desde que o avô faleceu, e lhe faz companhia na maior parte do tempo, ajudando-a também nas tarefas do dia-a-dia, como ir ao supermercado todas às quartas-feiras.

"Eu a vejo como minha segunda mãe. Além da compreensão e do carinho que me deu, ela também foi responsável pela minha educação", conta Luís.

Lígia participou ativamente da criação dos netos. Quando uma das filhas decidiu retornar para a faculdade, anos atrás, foi ela quem ficou com a incumbência de cuidar do filho dela, que, na época, tinha apenas quatro anos de idade.

Quando, por algum motivo, os pais dos outros netos eram obrigados a sair, era na casa dela que deixavam suas crianças. Natural. "Quando os pais não podem, os avós têm o dever de ajudar", acredita Lígia.

A afirmação vai ao encontro da opinião de Sandra Larratéa, gerontóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Na educação dos netos, segundo ela, "a responsabilidade dos avós também é grande, principalmente quando se tem um relacionamento mais próximo. Além disso, toda a experiência e segurança que eles passam são fundamentais", afirma.

Sérgio Antônio Carlos, professor do Instituto de Psicologia da Ufrgs, concorda. Ele vê a participação dos avós na família como algo muito importante. E define: "É a importância de alguém que guarda a história da família.

É através dos avós que as crianças têm contato com sua própria origem. São eles que contam para as crianças as histórias "não -oficiais dos pais", que despem o heroísmo fantástico das aventuras que os pais contam que passaram".

Outro aspecto positivo dessa relação é que, na maioria dos casos, carinho e amor dedicados aos netos não geram cobranças. Lígia é um exemplo disso.

Quando perguntada sobre o presente que gostaria de receber no Dia dos Avós, responde: "Um abraço. Só um abraço e já está bom demais!".

Nenhum comentário: