sexta-feira, 18 de janeiro de 2008



O nascimento da França Cristã

Em sua nova trilogia, intitulada Os Cristãos, o consagrado escritor, historiador, jornalista e político francês Max Gallo, apresenta, por meio de três personagens, a fascinante saga do surgimento do cristianismo na França.

Gallo foi editorialista do L´Express, diretor do Le Matin e depois seguiu carreira política, sendo eleito deputado em 1981. Em 1983 foi nomeado secretário de Estado e porta-voz do governo François Miterrand.

Durante algum tempo foi deputado por sua cidade natal, Nice e, a partir de 1994, farto do mundo político e de suas discussões, voltou totalmente aos livros e hoje é escritor, colunista e comentarista de programas de rádio.

Max Gallo é autor da famosa série Os patriotas, romance histórico sobre a resistência francesa na II Guerra Mundial, e das monumentais biografias de Napoleão Bonaparte e Victor Hugo. A trilogia Os cristãos é composta de O Manto do Soldado, O Batismo do Rei e A Cruzada do Monge.

Em O Manto do Soldado, volume agora lançado no Brasil com tradução de Eloá Jacobina, Gallo apresenta a discussão entre Julius Galvinius e seu filho Antonius na defesa de dois mundos sempre em confronto. Julius pretende convencer seu filho a voltar à tradição, enquanto esse tenta converter o pai à nova fé. O centro da discussão acaba sendo a vida de são Martinho, também dividido entre duas concepções de mundo.

Martinho, o primeiro evangelizador dos gauleses; Clóvis, o bárbaro convertido que unificou a Gália e tornou-se o primeiro rei cristão, e Bernardo de Clairvaux, o grande fundador da ordem cisterciense que preconizou a segunda cruzada, são os três personagens centrais da obra de Gallo.

Martinho escolheu consagrar-se a Deus, na prece e na solidão, mas Deus decidiu de outra maneira. Eleito bispo de Tours, ele é chamado a converter os pagãos e a destruir o antigo culto, tendo como únicas armas a prece e a prédica.

Sua disciplina, a pobreza em que vive e os milagres que realiza fazem surgir em torno dele uma comunidade que cresce cada vez mais e logo o reconhece como o primeiro grande mestre cristão.

Antonius, digno discípulo de Martinho, morrerá como mártir após salvar o pai das mãos dos bárbaros. Esse sacrifício levará Julius a adotar a justa fé e a substituir o filho no eremitério.

Nos próximos volumes da trilogia a serem lançados, O Batismo do Rei e A Cruzada do Monge, Max Gallo segue com sua fascinante série histórica e trata dos outros dois pilares de sustentação da França cristã. 266 páginas, R$ 37,00. Editora Bertrand Brasil, telefone 21-2585 2070.

Jaime Cimenti

Ótima sexta-feira e um excelente fim de semana para todos nós.

Nenhum comentário: