terça-feira, 12 de dezembro de 2023


12 DE DEZEMBRO DE 2023
POLÍTICA +

Balanço mostra para onde foi o dinheiro dos impostos

Mais do que um balanço de fim de ano, com os tradicionais slides mostrando o que foi feito, o governador Eduardo Leite foi âncora de um show de mais de duas horas no Salão Negrinho do Pastoreio para destacar o melhor de cada área em 2023. Na plateia, formada por secretários, representantes dos poderes e órgãos autônomos, jornalistas e servidores públicos, faltaram os convidados mais importantes do ponto de vista estratégico: os deputados estaduais. Compareceram os aliados Frederico Antunes (PP), líder do governo, Marcus Vinícius (PP), Delegado Zucco (Republicanos) e Dirceu Franciscon (União).

A ideia era mostrar o que se conseguiu fazer em todas as áreas graças ao equilíbrio das contas públicas. Como vários secretários ressaltaram, sem dinheiro não há como garantir a adequada prestação de serviços públicos. Foi um recado para os deputados que, nos próximos dias, decidirão se aprovam o aumento da alíquota modal de ICMS de 17% para 19,5% ou se deixam para Leite decidir o que será cortado, por decreto, em matéria de benefícios fiscais.

Como um apresentador experiente de TV, Leite se movia pelo palco intercalando a leitura dos slides com a conversa direta com secretários de áreas estratégicas, como Arita Bergmann (Saúde), Raquel Teixeira (Educação), Juvir Costella (Transportes) e Sandro Caron (Segurança).

Para não ficar só na palavra dos integrantes do governo, convidados especiais fizeram uma "ponta" no espetáculo. Ou subindo ao palco, como fez o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, ou falando do meio da plateia, como representante do cidadão sem cargos.

No último ato do show, Leite falou do que o governo vem fazendo em matéria de políticas de atendimento aos autistas. E chamou ao palco sua xará Eduarda Guerin, autista de grau 2, que emocionou os convidados com sua voz forte cantando o que poderia ser o hino das pessoas com deficiência. Ela também toca diferentes instrumentos, pinta e é ilustradora.

No cenário montado pela Secretaria de Comunicação para apresentar o balanço de 2023 destacava-se a frase "o futuro nos une", como moldura para os telões onde eram mostrados os dados. Ao final, Leite disse que esse slogan era um apelo para que as divergências políticas sejam deixadas de lado.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: