Dmae reconhece risco de desabastecimento no verão
Segundo a diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Joicinele Fagundes Becker, locais como a Lomba do Pinheiro e o Morro da Cruz poderão enfrentar desabastecimento ao longo do verão. Isso porque, segundo ela, algumas obras ainda precisam ser executadas para aprimorar o bombeamento das estações.
- Muitas vezes, a velocidade com que se executam as obras não acompanham a expansão da população e da demanda do local. O que a gente precisa, sim, para os próximos anos, é fazer mais ações estruturantes, além das que a gente já vem fazendo para conseguir atacar esse problema. Cada região tem um tipo de demanda específica - afirma.
Ela reforça que, ao longo do ano foram investidos R$ 15 milhões em obras de melhorias nas redes de abastecimento. Uma delas, prevista para ser concluída em janeiro, vai interligar a estação de tratamento Belém Novo com a futura estação de bombeamento Ponta do Arado, prevista para ser concluída em 2025 e que promete melhorar o serviço para bairros do extremo sul e do extremo leste da Capital.
Sobre a situação no Morro da Cruz, o departamento afirma que está em tratativas para iniciar a obra de uma adutora, que deverá captar a água da Estação Menino Deus, aprimorando o abastecimento no Morro da Cruz. O órgão não informa previsão, mas diz já estar em fase de contratação.
Germânia recebe Cantata de Natal neste domingo
Na manhã deste domingo, o Parque Germânia recebe uma Cantata de Natal, evento gratuito organizado pela Associação de Amigos do Jardim Europa (AAJE). O espetáculo, agendado para começar às 10h30min, terá apresentação do coral do Grupo Estrelas G.O. e da Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A comemoração será no calçadão central do parque, próximo ao portão 1. O Grupo Estrelas G.O. é formado por alunos da Escola Municipal Grande Oriente, da zona norte da Capital, que integram o "Projeto Vivências com Música" da rede municipal. O grupo começou em 2003, após pedido da comunidade escolar.
O evento é promovido em parceria com o Espaço Bio Germânia, parceiro da AAJE. O projeto vem realizando atividades educativas e culturais voltadas para crianças de dois a 12 anos. Trata-se de um espaço dentro do próprio parque com estrutura pensada para os pequenos, incluindo auditório para oficinas, deque, horta e biblioteca temática com livros sobre sustentabilidade e meio ambiente. As publicações foram fornecidas pelo Colégio São Judas Tadeu.
Sustentabilidade
O Bio Germânia completou um ano em outubro, e a Cantata de Natal encerra a série de celebrações. Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, a professora Glória Santos, o espaço recebeu durante o ano cerca de 2,5 mil visitantes. Para Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama, que apoia o Bio Germânia, o projeto tem contribuído amplamente para disseminar à comunidade local a cultura da sustentabilidade.
- A associação e o espaço vêm cumprindo uma função de conscientização. O papel da associação é cuidar do parque, mas também fazer com que as pessoas cuidem. Eventos como esse mostram a relevância de se ter um parque, do contato com a natureza e da importância de cuidar dela. Temos um papel comunitário e agregador - afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário