18 DE DEZEMBRO DE 2023
REDUÇÃO DE 88%
A receita de Porto Alegre para a queda nos roubos de veículos
Em uma queda expressiva, Porto Alegre conseguiu reduzir um dos crimes considerados mais comuns em vias urbanas. Os registros de roubo de veículo caíram 88% se comparado com novembro de 2015. Foram 798 casos naquele mês, contra 97 no mesmo período deste ano. Ou seja, o número de delitos despencou de cerca de 26 por dia para três.
No acumulado dos anos também há redução do crime na Capital. Entre janeiro e novembro de 2023, foram 1.319 casos, queda de 85% na comparação com o mesmo período de 2015, quando foram 8.632.
Julho de 2023 havia sido o mês com número mais baixo na série histórica, com cem casos. Em outubro deste ano, o indicador diminui, com 86 ocorrências na Capital. Em novembro, foi o segundo mês com menor quantidade deste crime, com 97 episódios.
- Tivemos um outubro com o menor número de roubo de veículos para um mês desde 2010. Depois, em novembro, o segundo menor número. É uma conquista muito importante - pontua o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Estado
A diminuição em Porto Alegre também puxa para baixo os números do Estado. Foram registrados 1.546 casos em novembro de 2015, contra 253 no período de 2023, retração de 84%.
De acordo com as forças de segurança do RS, a redução é fruto de diferentes fatores e foi obtida em um trabalho conjunto entre Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Diretora do Deic, a delegada Vanessa Pitrez elenca as ações realizadas pela Polícia Civil que levaram à queda. Entre elas, destaca o fortalecimento do inquérito por meio do "aumento considerável de coleta de provas técnicas e periciais".
Ela destaca que as equipes focam em desmantelar "toda a cadeia criminosa" desse delito, apurando não só roubo e a clonagem do veículo, mas também os receptadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário