22 DE DEZEMBRO DE 2023
POLÍTICA +
Leite sai em defesa dos funcionários
As promoções para os servidores da área de segurança pública serão publicadas hoje. A informação foi dada ontem pelo governador Eduardo Leite na entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros e o Instituto Geral de Perícias (IGP), e reforçada mais tarde na rede social X.
"Tivemos enchentes, enxurradas e ciclones que exigiram muito das nossas forças de segurança. Fazemos as devidas promoções como reconhecimento pelo esforço e empenho de todos", escreveu.
Além de anunciar as promoções, esperadas com ansiedade pelas corporações, Leite fez um desabafo que pode ser entendido como resposta às federações empresariais, que não concordaram com o aumento do ICMS, resistem ao corte de benefícios fiscais e sugerem que o governo corte despesas:
- Não vamos permitir que se imponham sacrifícios adicionais aos nossos servidores públicos, que já entregaram a sua cota nas reformas. Vamos trabalhar para que o Estado mantenha a capacidade fiscal, não apenas para fazer investimentos, mas para fazer o justo reconhecimento no salário dos nossos servidores, com recomposição inflacionária que mantenha o poder de compra de todos.
Leite contou que, nas discussões das últimas semanas, não faltaram manifestações de parlamentares e entidades dizendo que o governo errou ao dar a reposição inflacionária de 6% aos servidores em 2022.
- Uma bancada de um partido político na Assembleia disse que o governo aumentou R$ 4 bilhões na despesa nos últimos anos e que isso era condenável. Quando a gente abria a apresentação deles, a tabela mostrava a reposição de efetivo da Segurança Pública, a reposição inflacionária, o piso do magistério. Então eu digo: não precisamos de efetivo policial? Não precisamos do Corpo de Bombeiros, do IGP, da Polícia Civil, da Susepe? É claro que a gente precisa. E precisamos de servidores com motivação e capacidade, que o serviço público seja capaz de atrair e manter os melhores talentos - continuou.
No ato, Leite reforçou o compromisso de investir mais de R$ 7,1 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar e o IGP. Para os bombeiros foram entregues um caminhão, 15 motos aquáticas e 20 quadriciclos.
As promoções e o discurso apaziguador de Leite fazem parte de um esforço para conter a insatisfação na Polícia Civil, onde os delegados não se conformam com a ampliação da diferença entre o seu salário e o subsídio dos magistrados e membros do Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário