segunda-feira, 4 de dezembro de 2023



04 DE DEZEMBRO DE 2023
OPÇÃO PARA AS FÉRIAS - Guilherme Milman*

OPÇÃO PARA AS FÉRIAS

Opção para as férias - Uruguai é destino visado para o verão

Reportagem de Zero Hora mostra vantagens e orientações para visitar o país vizinho durante a temporada que se aproxima

Um dos destinos mais visados pelos gaúchos, o Uruguai se prepara para atrair os turistas durante o verão que se aproxima. Lançada no último dia 17, a temporada 2023/24 oferecerá aos visitantes a manutenção de benefícios fiscais, além de atrações voltadas ao turismo de compras e ecoturismo.

As expectativas no país vizinho estão altas, uma vez que o número de turistas já superou todo o ano de 2022. Até o final de setembro, foram 2,76 milhões de estrangeiros, enquanto nos 12 meses do ano anterior foram 2,44 milhões - aumento de 13%. O otimismo é ainda maior com relação aos brasileiros. Entre julho e setembro, foram 150 mil turistas do Brasil, maior número em um trimestre nos últimos 10 anos.

- Os turistas brasileiros, principalmente do Rio Grande do Sul, não precisam de tanta conexão aérea. Muitos (gaúchos) optam por vir de carro - afirma o ministro do turismo Tabaré Viera.

Ecoturismo

O chamado ecoturismo, aposta do governo do Uruguai, ocorre em áreas de preservação e praias com menor intervenção urbana. É destinado a quem busca por sossego. No distrito de Rocha, é possível encontrar mais atrações desse tipo.

O complexo turístico do Chuy oferece cabanas e bangalôs para hospedagem, camping e parque aquático no mesmo espaço, próximo da praia. Há também a oferta do turismo de compras, por meio dos freeshops localizados em seis cidades de fronteira: Chuy/Chuí, Artigas/Quaraí, Bella Unión/Barra do Quaraí, Rivera/Santana do Livramento, Rio Branco/Jaguarão e Acegua/Aceguá. Uma dica é sempre questionar a cotação do dólar ao entrar na loja, pois pode variar.

Outras opções são as praias de La Paloma e La Pedrera, localizadas na costa oceânica. Menos movimentadas do que Punta, são muito utilizadas por surfistas, mas também são alternativas para banhistas durante os meses mais quentes.

Detalhe ZH

O governo uruguaio, mais uma vez, garante isenção em alguns impostos para visitantes estrangeiros. Para esta temporada, o Imposto de Valor Agregado (IVA) está zerado apenas para serviços de hospedagem. Para os demais setores econômicos, é oferecido desconto de 9% desde setembro deste ano. O benefício vale até abril de 2024.

O que é preciso para quem quer ir dirigindo

Para os motoristas, o trajeto até a fronteira (Chuí ou Jaguarão) dura entre seis horas e seis horas e meia sem paradas (contando a partir de Porto Alegre). Para entrar no Uruguai é necessário apresentar passaporte ou documento de identidade (RG). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita neste caso. Quem pretende dirigir em estradas uruguaias necessita apresentar o documento de Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitido por meio do Detran, junto à carteira de motorista.

Além disso, é preciso providenciar o Seguro Carta Verde. Trata-se de um seguro obrigatório para automóveis de passeio, particulares ou de aluguel, motos, bicicletas motorizadas, reboques e motorhomes matriculados e/ou registrados no Brasil, ao ingressarem, em viagem internacional, nos países membros do Mercosul. O seguro tem de ser contratado ainda no Brasil.

Os condutores precisam estar atentos aos pedágios: ao contrário das praças gaúchas, no Uruguai não é permitido o pagamento em dinheiro.

Para ingressar, é necessário adquirir um tag, chamado de Telepeaje, e colocar um valor que deverá ser consumido ao longo do trajeto. O preço por pedágio é de 134,46 pesos uruguaios (cerca R$ 17 na cotação atual). Há possibilidade de recarga nas próprias praças. Ele deve ser adquirido antes de entrar no Uruguai.

Aeroporto de Rivera pode facilitar presença de turistas

Previsto para começar a operar em dezembro, o Aeroporto Binacional de Rivera pode servir para impulsionar a presença de turistas brasileiros no Uruguai durante o próximo verão. A nova estrutura ficará localizada na fronteira com o Rio Grande do Sul, a cerca de 10 quilômetros do centro de Santana do Livramento, e pertencerá aos dois países. Trata-se de uma reforma no local, construído em 1979.

É uma nova opção para chegada de turistas do Brasil, que já vem aumentando em 2023. Foram 150 mil apenas entre julho e setembro, um recorde nos últimos 10 anos.

Na prática, o uso compartilhado entre os dois governos permitirá que as companhias aéreas brasileiras possam operar com voos domésticos, como se fosse para um destino nacional. Isso fará com que os preços das passagens sejam inferiores aos atuais, para Montevidéu. Há ainda a previsão de viagens de Rivera à capital uruguaia, que também serão consideradas domésticas.

As operações disponíveis e os valores das passagens só serão conhecidos após o início das atividades, previsto para o próximo dia 11. O governo uruguaio corre contra o tempo para conseguir viabilizar as conexões aéreas durante a temporada de verão, que é a mais visada pelos turistas.

- Nós não temos ainda a confirmação. Tem muito interesse (nos voos no verão) e depois do dia 11 de dezembro que vamos fazer a inauguração. Depois, junto aos operadores do aeroporto e com algumas companhias aéreas brasileiras, vamos tratar de fechar voos desde o interior do Brasil, para Porto Alegre, e depois Livramento e Rivera, que são voos nacionais, estendendo de Rivera a Montevidéu- comentou o Ministro Tabaré Viera, durante o lançamento da temporada de verão 2023/24.

Com o amplo funcionamento, o país vizinho espera atrair principalmente brasileiros que vivem em outras regiões. Para os gaúchos, viagens de carro e ônibus poderão seguir sendo mais vantajosas, dependendo da cidade em que vivem.

A reforma recebeu investimentos de 12,8 milhões de dólares (cerca de R$ 62,60 milhões). O aeroporto irá servir também para fins comerciais, aproximando o transporte de mercadorias entre os dois países.

*O repórter viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai

Nenhum comentário: