sexta-feira, 4 de outubro de 2019


04 DE OUTUBRO DE 2019
OPINIÃO DA RBS

VOCAÇÃO A SER INCENTIVADA



Serviços e tecnologia são aptidões naturais das grandes cidades, e Porto Alegre, de forma promissora, também embarca nessa tendência. Um grande passo para fortalecer essa vocação da Capital é o hub da saúde liderado pela PUCRS, que se soma a outros grandes empreendimentos da área de cuidados médicos que proliferam rapidamente nos últimos anos na cidade. Esta é uma das atividades que mais se expandem no mundo e tende a ser um dos motores do desenvolvimento das metrópoles.

Porto Alegre, os municípios da Região Metropolitana e mesmo outras cidades-polo do Rio Grande do Sul, como Caxias do Sul, contam com hospitais e universidades de ponta. São um trunfo para a consolidação do segmento, com inúmeros benefícios econômicos e sociais. Entre eles, a oferta de novos tratamentos e o incentivo a outros ramos de serviços, como hotelaria e demais facilidades, além do incentivo à formação de novas cadeias de suprimentos.

A área da saúde tem a inovação no seu DNA. O chamado BioHub, da PUCRS, tem o mérito de também ter sido desenhado como um ecossistema de incentivo ao empreendedorismo associado à ciência, abrigando startups e encorajando um trabalho em redes de cooperação. Criar condições para que essa inclinação inata da Capital floresça é um dos caminhos mais apropriados para evitar a evasão de talentos, que partem em busca de oportunidades fora do Estado. 

O reconhecimento da cidade como um centro avançado de medicina pode inclusive inverter o fluxo, com a atração de mão de obra qualificada e bem remunerada, com reflexo positivo para as demais atividades econômicas. Uma disrupção com potencial para ser a ignição que falta para criar um novo círculo virtuoso, com reflexos positivos para todo o Estado. Projetava-se, no início do ano, que chegariam a R$ 1,3 bilhão os investimentos na Região Metropolitana previstos por hospitais em tecnologia e ampliação de espaços. Uma dinamização que vem acompanhada de intercâmbio científico e de negócios, com instituições renomadas no país e no Exterior. O projeto da PUCRS é prova de que há espaço para mais.

O novo hub é mais um sopro reenergizante de expectativas positivas. Junta-se a outras iniciativas, como o Pacto Alegre, que começa a injetar um novo ânimo no espírito local pelo impulso à criatividade, o estímulo à inovação e o apoio ao arrojo empreendedor. São movimentos que se harmonizam para reverter a sensação de desalento que começava a tomar conta da cidade.

OPINIÃO DA RBS

Nenhum comentário: