sexta-feira, 11 de outubro de 2019


11 DE OUTUBRO DE 2019
SUA SEGURANÇA

Cada vez menos roubo sobre rodas


A cautela recomenda não estourar foguetes, mas na Secretaria da Segurança Pública o otimismo virou rotina. Os registros dos crimes não param de cair, embora alguns delitos cresçam. Mas são exceções. Diminuíram ainda mais os homicídios e roubos de veículos, considerados prioridade no combate à criminalidade.

É sobre esse último tipo que resolvi discorrer. O coronel Paulo Roberto Mendes, ex-comandante da BM e hoje juiz, celebrizou a frase "o crime anda sobre rodas". Pregava que o bloqueio à circulação de carros roubados traria a contenção de outros delitos.

Mendes conseguiu bons números na sua época, mas as estatísticas atuais são sonho de governantes. A redução nos roubos de veículos foi de 31% entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. Do total de veículos roubados a menos, 94% ficam nos 18 municípios que têm sido alvo de iniciativas como o cercamento eletrônico. Na SSP, a análise é de que começam a dar frutos as estratégias. Motoristas se irritam, porque as câmeras alertam para irregularidades administrativas. Pensem que é muito pior para o bolso ter o carro levado por ladrões.

O aperto a receptadores, com a Lei dos Desmanches, parece ter contribuído. Agora é manter essa performance e, na medida do possível, reduzir ainda mais os indicadores.

HUMBERTO TREZZI

Nenhum comentário: