17 DE OUTUBRO DE 2019
CHAMOU ATENÇÃO
O novo pedágio da freeway
As máquinas já tomam conta do km 60 da BR-290, a freeway, em Gravataí, na Região Metropolitana. No local, será construída uma praça de pedágio que substituirá a atual, localizada no km 77 e que será demolida quando a nova começar a operar.
A aprovação do projeto da nova praça foi dada recentemente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os trabalhos começaram na última sexta-feira, quase quatro meses depois do previsto. Por ora, está ocorrendo a limpeza do terreno, a terraplenagem e a mobilização do canteiro de obras.
Em janeiro, quando divulgou o cronograma de obras, a CCR ViaSul, empresa responsável pela rodovia, estimava iniciar a construção em 15 de junho. Apesar de estar começando só agora, a concessionária informa que o prazo de entrega segue mantido - a inauguração está prevista para ocorrer em 15 de agosto do próximo ano.
A nova praça terá 24 cabines - 12 por sentido, sendo oito bidirecionais, três mistas (manual e automática) e uma automática em cada lado. A praça atual conta com 23 cabines manuais, das quais 13 são bidirecionais e quatro, automáticas.
A mudança de local é desejo antigo dos moradores de Gravataí e de Cachoeirinha. São ao menos 10 anos de espera. Motoristas de Alvorada e Viamão também serão beneficiados, pois não vão mais precisar pagar se quiserem ir a Porto Alegre passando pela RS-118 e, posteriormente, pela freeway.
Também para 15 de agosto está previsto o fim da cobrança em um único sentido na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha. O pagamento ocorrerá em ambos os sentidos. O valor da tarifa será o mesmo praticado em Gravataí.
JOCIMAR FARINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário