quinta-feira, 1 de setembro de 2011



01 de setembro de 2011 | N° 16812
PAULO SANT’ANA


Dupla do barulho

Topei no bar da Zero Hora, após o Gre-Nal de domingo, com duas lendas do futebol gaúcho, João Severiano e Alcindo.

O Pequeno Polegar e o Bugre Xucro agitaram meu imaginário de torcedor durante os anos 60, foram tão grandes os seus feitos, que se plasmaram inesquecíveis na memória do Grêmio e de seus torcedores.

Conversando no microfone, eu disse a Alcindo que assistia a suas atuações no Olímpico junto ao alambrado, em companhia do maior torcedor da história do Grêmio, o Cabelinho.

Sabem o que me respondeu o Alcindo? Pois disse, no microfone da Rádio Gaúcha, no programa do Sílvio Benfica, que eu estava enganado, que o maior torcedor da história do Grêmio era eu, vejam que gentileza.

Severiano e Alcindo fizeram dupla no ataque do Grêmio durante muitos anos, na meia-direita e na centroavância, respectivamente.

Empilhavam gols. Lembro-me de um que foi feito por João Severiano em Pelotas, no hexacampeonato gaúcho conquistado pelo Grêmio.

E me recordo de um Gre-Nal no Olímpico em que Alcindo fez três gols, marcado pelo zagueiro colorado Scala.

Que belos tempos, pois os dois estão vivos aí, setentões, verdadeiras estátuas do futebol.

Nós, que os testemunhamos naqueles tempos, gritamos a eles: muito obrigado.

Nenhum comentário: