quinta-feira, 22 de setembro de 2011



22 de setembro de 2011 | N° 16833
CLAUDIA TAJES


A vida na tela

Daqui a pouco o Emmy, grande prêmio americano da televisão, vai ser tão popular quanto o Oscar, e com a vantagem de só apresentar as categorias quentes. Nada contra os prêmios técnicos do Oscar, mas quando enfim chega a parte boa da transmissão, eu sou uma que já dormiu há horas.

A verdade é que a televisão tem hoje um lugar tão importante quanto o cinema no mercado do entretenimento. Os canais de TV por assinatura investem pesado nas suas séries. E a TV aberta, no Brasil e aqui mesmo, em Porto Alegre, mostra que ninguém está nessa para brincar.

Há duas semanas, uma turma considerável de aprendizes participou, em São Paulo, do curso do americano (melhor chamar de estadunidense, senão vai ter leitor reclamando) Robert Mckee, professor de roteiro de muita gente boa em Hollywood. Aos 70 anos, o seu Mckee sabe tanto de técnica quanto da humanidade, e foi um prazer passar 12 horas seguidas, durante quatro dias, com as costas doendo nas desconfortáveis cadeiras de um teatro para ouvi-lo.

Entre muitas outras curiosidades que valeria contar, o professor mapeou os personagens que sempre aparecem nos filmes de amor. A constatação é que são os mesmos personagens que aparecem nas histórias de amor da vida. E onde mais os roteiristas encontrariam material para os seus enredos?

Abaixo, seguem os tipos. E se alguém se reconhecer ou ao seu parceiro, já sabe. Não é coincidência.

Poderosos: se comportam como ditadores na relação amorosa. Só vale o que eles querem; Detetive X Suspeito: um sempre desconfia do outro, até que o suspeito acaba pulando a cerca; Pornógrafos: é preciso uma certa perversão para manter a excitação; Professor(a) x Aluna(o): um educa o outro, seja de que jeito for; Sacrificados: de tanto fazer sacrifícios, e deixar isso claro, destroem o amor e o amado; Objeto: aquele amado que é tratado como um troféu pelo outro que, não raro, adora colecionar diferentes troféus;

Jogadores: os que competem entre si, esquecendo que isso não é amor; Dueto: os amantes viram um só, geralmente com um objetivo a ser alcançado, como se o amor fosse um negócio; Viciados: os dependentes do próprio amor; Diferentes: é como se um fosse humano e o outro alien, dois estranhos no jeito de sentir e de parecer; Cientistas: vivem dissecando exaustivamente o relacionamento.

Não é bom esse Robert Mckee?

Nenhum comentário: