sexta-feira, 3 de junho de 2011


Jaime Cimenti

A luta e a vitória dos brasileiros contra a inflação

Muitas vezes a gente pensa e diz, com tristeza, que o Brasil não tem grandes e verdadeiros heróis, fatos históricos marcantes e que carecemos de algo superior que nos una e nos orgulhe, como povo e nação.

Saga Brasileira - a longa luta de um povo por sua moeda, da consagrada e premiada jornalista Miriam Leitão, mostra que a longa batalha dos brasileiros contra a inflação talvez mereça o tal lugar de honra de nossa história. Miriam é colunista no jornal O Globo desde 1991, é comentarista de economia da TV Globo, DA rádio CBN e tem um programa na Globonews.

Mineira, recebeu, entre outros, o prestigiado Maria Moors Cabot Prize, conferido pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia e em 2010 lançou o volume Convém sonhar, que reúne suas crônicas mais marcantes. Cerca de 13,3 trilhões por cento foi a inflação acumulada nos 15 anos que antecederam ao Plano Real.

O Brasil teve cinco moedas entre 1986 e 1994 e isto significou, para os brasileiros, instabilidade de preços, indexações, congelamentos, tabelamentos, confisco de poupança, privações e insegurança.

Em nosso País de pouquíssima memória e que às vezes parece sofrer de Alzheimer, passados 16 anos do Plano Real, as novas gerações não sabem o que foi conviver com a terrível hiperinflação. Para os mais velhos, aqueles tempos de funcionários de supermercado remarcando vorazmente estão perdidos na memória.

Tratando de Dom João VI, inícios da República e, especialmente, da escalada inflacionária no século XX, Miriam, de forma leve, mas com firme competência, mostra como os protagonistas do Plano Real, em especial os economistas da PUC-Rio, conseguiram, depois de táticas e fracassos, a vitória final.

Vitória que foi, na verdade, de todos os brasileiros, pois o Plano Real, como sabemos, nasceu da vontade das pessoas e das ruas. A estabilidade monetária nos possibilitou avanços econômicos e sociais e a luta foi mesmo uma saga. Miriam acredita que o Brasil tem jeito, mas alerta para o fato de que a vitória contra a inflação não é definitiva, que precisamos lembrar das coisas para não repetir erros e para não deixar que a inflação, vencida mas não morta, volte a nos atazanar.

Enfim, a conquista por uma moeda forte e estável é talvez nosso grande momento histórico ou, pelo menos, uma de nossas maiores conquistas democráticas. O registro de Miriam Leitão nos anima a ficar de olho em qualquer sinal de dragão de inflação que apareça. Ninguém quer ver aquele filme de novo. Record, 476 páginas, mdireto@record.com.br.

Nenhum comentário: