quinta-feira, 29 de abril de 2010


CARLOS HEITOR CONY

O frágil lenho

RIO DE JANEIRO - Costumo dizer, sem nenhuma originalidade, que a era do computador ainda está na Pré-História. Nossos equipamentos, por mais sofisticados que sejam, são equivalentes aos dinossauros que habitavam a Terra antes do Dilúvio. O que vem por aí não se sabe.

A tecnologia tem disso, o elemento surpresa, que nem sempre é bom -dependendo do uso que dele se faz. A indústria nuclear, por exemplo, é um osso atravessado na garganta da humanidade, mais especificamente da ciência.

Mesmo nos avanços mais inocentes, há sempre um velho do Restelo para amaldiçoar aquele que por primeiro colocou uma vela em frágil lenho -para citarmos Camões.

A cena é conhecida. A esquadra de Vasco da Gama preparava-se para zarpar rumo ao desconhecido quando um velho apareceu no cais, amaldiçoando a expedição, na qual tantos morreriam. O velho condenou quem teve a ideia de colocar uma vela de pano num barco de frágil lenho.

Pois tudo se resume a isso: alguém cisma de botar um pedaço de pano num troço feito de madeira e pronto, a era das navegações estava começando, com os fenícios, depois com portugueses, espanhóis, venezianos. E tivemos Marco Polo, Colombo, Américo Vespúcio e o mundo novo.

Qualquer barca que faz o percurso Rio-Niterói, tecnologicamente dá um banho nos navios mais sofisticados daquela época. A informática é comparada a um tipo de navegação. Navegar na internet é expressão aceita universalmente. E ainda estamos no estágio da vela de pano em frágil lenho.

Nossa geração, inclusive as crianças que agora estão nascendo, poderão repetir o espanto de dom Pedro 2º quando experimentou pela primeira vez o telefone. Assustado, o imperador pediu que tirassem "aquele homenzinho" que estava falando dentro do aparelho.

Nenhum comentário: