sexta-feira, 23 de abril de 2010



Amor, sexo e paixão em perguntas e respostas

Lições de amor - 200 perguntas sobre amor, sexo e paixão, do médico, professor, escritor e pensador italiano Francesco Alberoni, Editora Rocco, com suas concisas 142 páginas, em formato de perguntas e respostas rápidas, é um livro que se lê com prazer, sem esforço algum. Alberoni nasceu na Itália em 1929 e escreveu 28 livros, traduzidos para vinte idiomas.

No Brasil publicou, pela Rocco, os conhecidos Enamoramento e amor, O erotismo, A amizade, O altruísmo e a moral e A arte de comandar. Na boa tradução de Mario Fondelli, em Lições de amor Alberoni sintetiza suas ideias sobre paixão, amor, amizade, erotismo, traição, casamento, sexo, ciúme, inveja e prazer, entre outros temas de eterno interesse.

Em nosso rápido e tecnológico mundo contemporâneo, de “ficantes”, indivualismos exacerbados e relações meteóricas, de aparente falta de amor dito romântico, palavras como amor, sexo e paixão, a princípio podem soar ultrapassadas.

Alberoni mostra que, felizmente, não é bem assim, analisando emoções, sentimentos e outros aspectos das relações modernas. A paixão, o amor e o desamor existem desde que o homem existe e vão continuar, como nos demonstra a História.

O desejo do autor em relação a todas as pessoas é no sentido de que elas consigam entender o que se passa com elas e com os outros e estabelecer vínculos mais duradouros, prazerosos e verdadeiros. Alberoni acha que nos falta educação amorosa e que muitos ainda não se disponibilizaram para a aventura do enamoramento.

Com sua pedagogia sincera, sua percepção acurada e com aquela simplicidade profunda que só se adquire depois de muito trabalho, de muita leitura e de muita pesquisa, o autor italiano nos convida a pensar que a ciência é o âmbito do saber e que o amor pertence ao campo da poesia. As mulheres são mais “grudentas”? Quanto dura a fase apaixonada do amor?

Devemos contar nosso passado à pessoa amada? Estas e outras questões estão no livro de Alberoni, que reflete que o amor é a maior fonte de felicidade humana, mas que é necessário saber conquistá-lo, mantê-lo e não ter medo dele. É preciso dar-se conta de que o amor verdadeiro é infinito como o universo.

Todo mundo sabe que isso não é coisa fácil, que vivemos em tempos de pessoas altamente egoístas, mas todos sabemos, também, que vale a pena tentar, ir atrás e, se possível, conservar o amor, que, no final, deve vencer sempre. Alberoni está aí para nos ajudar. Ajudar a saber se estamos apaixonados, amando ou desamando. Ou se estamos com medo.

Gostosa sexta-feira e um excelente fim de semana para vc

Nenhum comentário: