sábado, 2 de dezembro de 2023


02 DE DEZEMBRO DE 2023
COLHEITA DA UVA

Vinícola Aurora divulga providências para melhorar condições de trabalho

Cooperativa destaca a construção de novos alojamentos e maior mecanização no carregamento e descarregamento das frutas

Os dirigentes da Cooperativa Vinícola Aurora, uma das maiores empresas de produção de uva do Brasil, asseguram que episódios de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão (como o ocorrido no início de 2023) fazem parte do passado. Ao longo do ano, novos alojamentos foram construídos ou adaptados por 450 das 1,1 mil famílias de produtores cooperativados da empresa.

Pelo menos outras nove providências foram tomadas para melhorar as condições dos safristas que colhem uva no verão. Entre elas, o aumento na mecanização do carregamento e descarregamento das frutas (que já atinge 78% dos associados) e a implementação de regras rígidas para boas práticas, relações com os colaboradores e cuidados ambientais.

Renê Tonello, presidente da Aurora, apresentou um balanço das novas práticas introduzidas na vinícola, em Bento Gonçalves. Jornalistas visitaram propriedades de associados onde foram construídos alojamentos.

A colheita da uva mobiliza 40 mil pessoas na Serra a cada verão. Só na Aurora são 1,1 mil famílias associadas e cada uma delas utiliza, em média, quatro safristas, que trabalham menos de um mês.

A remuneração do safrista gira em torno de R$ 150 por dia. A jornada de trabalho é de 10 horas diárias e, via de regra, sob calor intenso. O problema é quando as condições são ruins, como o constatado em fevereiro. Na ocasião, 207 safristas da uva (em sua maioria, baianos) que atuavam para três vinícolas gaúchas em Bento Gonçalves (entre elas, a Aurora) foram resgatados por policiais e fiscais de uma pensão onde eram mantidos em condições análogas à escravidão.

Fomos pegos de surpresa pelas más condições daquele alojamento terceirizado, em fevereiro. Esse episódio triste nunca mais vai acontecer.

Renê Tonello - Presidente da Aurora

HUMBERTO TREZZI VITÓRIA LEITZKE

Nenhum comentário: