quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020


05 DE FEVEREIRO DE 2020
+ ECONOMIA

Papai Noel da controvérsia


O impacto do Papai Noel no varejo ainda rende debate. Após polêmica, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) afirmou ontem que consolidou os dados das vendas de Natal do ano passado. Segundo a entidade, a alta nominal nos negócios foi de 7,5%.

Inicialmente, a Alshop havia informado avanço de 9,5%. Em seguida, outra entidade do setor, a Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos), contestou a projeção. Em contato com a coluna em janeiro, o presidente da Ablos, Tito Bessa Jr., chegou a chamar de "mentirosa" a pesquisa.

A Alshop rebateu as acusações. À coluna, também em janeiro, Luis Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Alshop, declarou que a projeção era baseada em "expectativa" dos lojistas.

Para chegar ao percentual atualizado de 7,5%, a entidade mencionou ontem que analisou informações divulgadas por outras instituições. Essas estatísticas reforçariam o cenário de alta previamente relatado. O período de vendas avaliado foi de 1º a 31 de dezembro de 2019.

"Após a divulgação da expectativa em dezembro, chegamos aos números finais. Vale destacar que tivemos uma base de influência da Black Friday, que se intensificou no final de novembro, apresentando resquícios de vendas nos primeiros dias do mês seguinte", comentou, em nota, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

LEONARDO VIECELI - INTERIN

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