sexta-feira, 11 de dezembro de 2015



11 de dezembro de 2015 | N° 18382
FESTAS DE FIM DE ANO

Natal para quem está longe da família


AS 1,4 MIL CRIANÇAS que moram em abrigos de Porto Alegre ganharam uma festa ontem no Beira-Rio, onde participaram de brincadeiras e shows

– Quero ver quem imita o meu ho-ho-ho! – gritou o Papai Noel.

– Ho-ho-ho – responderam em coro as 1,4 mil crianças que participaram de uma festa de Natal ontem, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Retribuíam a saudação de Papai Noel com aplausos, sorrisos abertos e abanos. Para eles, a festa não representou apenas diversão, mas a oportunidade de deixar a dura realidade de lado. Vítimas de violência, negligência ou órfãos, são crianças que vivem nos mais de cem abrigos da Capital.

Afastados das famílias, tiveram um dia mágico. Ganharam presentes, brincaram em escorregadores infláveis e pula-pulas, assistiram a shows, teatros e apresentações de dança. A Casa do Menino Jesus de Praga, para crianças com deficiência motora ou cognitiva, conseguiu levar oito crianças à festa, sete em cadeiras de roda. Um deles foi Lucas*, 17 anos, vítima de paralisia. Ele foi o primeiro a ganhar um abraço do Papai Noel.

– Eles ganham a oportunidade de sair de casa, é um momento de interação contagiante. Eles adoram – afirmou a diretora de atendimento da organização, Eleonora Begorini.

João*, 10 anos, corria de um lado para o outro à espera do Papai Noel. Disse que já tinha brincado bastante e agora estava curioso para saber o que ganharia de presente. Vestido com uma camiseta do Inter, também contou que será o próximo jogador do clube.

– Eu faço muito gol – relatou antes de abandonar a entrevista, no momento em que anunciaram a chegada do Papai Noel. O velhinho chegou sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros, regado com uma chuva de papéis picados.

MENINA CONHECEU O ÍDOLO NA FESTA

Para uma das adolescentes que participaram da ação, o dia foi ainda mais especial. Márcia*, 12 anos, pediu na sua carta para o Papai Noel kits do MC da VR. Queria camisetas, cadernos ou outros itens personalizados do ídolo.

O senhor que recebeu a carta entrou em contato com a assistente social do abrigo onde a menina vive, pedindo ajuda para comprar o presente. A profissional conseguiu o contato com o cantor por meio da internet e contou a ele sobre o pedido de Márcia.

O artista ficou emocionado e se ofereceu para conhecê-la, com um show na festa de Natal. No Beira-Rio, foi ele o escolhido para entregar o presente à fã.

– Isso me tocou bastante, é algo que nunca vou esquecer. Ela passou por muita coisa, não tem o carinho de uma família – afirmou o MC, Guilherme Alves da Roza.

Márcia, por outro lado, não conseguia dizer uma palavra. Era só lágrimas e abraços no ídolo. Quando questionada se foi a realização de um sonho, apenas balançou a cabeça afirmativamente, secando o rosto molhado da emoção.

– Foi uma festa maravilhosa, mas nós queremos que a próxima eles passem com as famílias, sejam biológicas ou adotivas. A rede tem que trabalhar para isso – afirmou a promotora da Infância e Juventude responsável pela festa, Cinara Vianna Dutra Braga.

A festa foi idealizada pelo Ministério Público e patrocinada pelo Inter e pela Beira-Rio Premier Club, além de contar com mais de 20 apoiadores, entre eles o Banrisul, que comprou os presentes para as crianças.

*Os nomes foram trocados em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente

fernandadacosta@zerohora.com.br

Nenhum comentário: