07 DE FEVEREIRO DE 2020
INFORME ESPECIAL
Combustível no debate
O leitor Flávio Juarez Feijó faz uma observação sobre o entusiasmo com os veículos elétricos da Tesla e a disposição de países e cidades europeus de banir automóveis movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos e décadas. Para Feijó, que é geólogo, falta esclarecer de onde virá a energia elétrica para abastecê-los. Ele avalia que, no caso do Brasil, será mais difícil, no futuro, encontrar locais para construir usinas hidrelétricas. Energia solar e eólica, acrescenta, são apenas complementares.
"Como não queremos as terrivelmente poluentes termoelétricas a carvão, será preciso investir muito em usinas a gás, componente do petróleo que vai demorar a dar adeus", entende Feijó.
Moderador de apetite
As exportações gaúchas para a China, que luta para conter a disseminação do coronavírus, despencaram em janeiro. Foram apenas US$ 138 milhões, cerca de um terço do que foi embarcado no mesmo período do ano passado.
Caíram forte as vendas de soja e de celulose. Somente a de carnes subiu, mas um ano atrás o apetite chinês ainda não havia se mostrado forte. A busca por proteína animal, por outro lado, diminuiu na comparação com dezembro do ano passado. Os dados são do governo federal.
Relações humanas
Sinal dos tempos. Há uma forma de dois desconhecidos moradores de cidades grandes, como Porto Alegre, se darem bom dia e trocarem sorrisos gentis. Basta que, ao levarem seus cãezinhos, pela manhã, para as necessidades fisiológicas, os pets mostrem simpatia mútua.
CAIO CIGANA - INTERINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário