quarta-feira, 3 de janeiro de 2018



03 DE JANEIRO DE 2018
ARTIGO

O CRISTIANISMO E OS DIREITOS HUMANOS

O conceito de DH precede a ascensão do cristianismo e tem origem intelectual diversificada, mas Jesus e os cristãos tiveram um tremendo impacto tanto na teoria quanto na prática dos DH. Jesus não tinha segundas intenções quando ajudava os mais necessitados e, seguindo o seu exemplo, muitos cristãos começaram a prestar ajuda a quem precisava, fazendo surgir, por exemplo, os primeiros hospitais.

Cada século teve o seu próprio grau de civilização, e o critério mais válido para medi-lo e torná-lo um termo de comparação é o desenvolvimento dos DH. Já o reconhecimento dos DH foi fruto de uma difícil luta contra tiranos, monarcas e até governantes eleitos. E, ao longo dos séculos, os cristãos tiveram a missão de garantir que os direitos e valores da pessoa humana previstos na Bíblia fossem reconhecidos, respeitados e promovidos.

Com a criação da ONU e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi enfatizada a importância fundamental do cristianismo. É que a declaração e seus documentos suplementares oferecem diretrizes para o cumprimento dos nossos compromissos com outros seres humanos, e essas diretrizes são análogas às responsabilidades pregadas pelas igrejas cristãs.

Portanto, a ONU possibilitou a codificação dos DH e a sua promoção e proteção em nível mundial. E, tanto do ponto de vista religioso quanto do jurídico, pode-se definir que Jesus, o cristianismo e a Bíblia trouxeram os ideais básicos da dignidade universal para o ser humano.

Doutor em Direito, mestre em Estudos Europeus e advogado stefan.schneider@eui.eu - STEFAN STAIGER SCHNEIDER

Nenhum comentário: