quarta-feira, 17 de janeiro de 2018


ARTIGOS

CRIANÇAS SÃO NOSSO FUTURO

Areserva natural mais preciosa que temos é a mente e o coração das nossas crianças. E o seu futuro depende amplamente da educação que recebem na infância. Penso que seria difícil encontrar alguém que discordasse disso. No entanto, tal convicção quase não se reflete em ações, em nossa sociedade, que priorizem o cuidado das crianças. Acabo de ler a notícia de que a educação e a saúde vão sofrer novos cortes no Orçamento Federal para 2018. 

Na área da ciência e tecnologia, por exemplo, a redução é de R$ 2 bilhões em relação ao ano passado. É que os congressistas decidiram que precisam priorizar as campanhas eleitorais. Para tal, criaram um "fundo eleitoral", com recursos públicos, para distribuir entre os partidos políticos. Como resultado, entre outras coisas, teremos menos escolas infantis construídas e mais escolas sucateadas nos próximos anos.

Como vive a maioria das crianças e jovens hoje? Além de se encontrarem à mercê de toda espécie de influência social perniciosa, são poucas as crianças que têm acesso a um acompanhamento de saúde adequado e à educação infantil. O governo diz que não tem recursos para construir as escolas que faltam. Tampouco para auxiliar a rede particular de ensino na abertura de mais vagas para essas crianças. Porém, isto acontece porque as intenções da política e do poder são outras.

Na presente condição em que vivem os brasileiros, qualquer corte no orçamento, além de trazer mais sofrimento para a população, põe em risco o próprio desenvolvimento do país. É bom lembrar que o Brasil está entre os 10 países com as maiores reservas internacionais. Mas não usa nem parte dessas reservas contra a crise. É muito triste constatar que os políticos não se interessam pelo bem-estar das crianças e que os que poderiam empregar sua influência contra essas medidas opressivas preferem calar.

Nenhum comentário: