terça-feira, 9 de janeiro de 2018



A SAGA DO BANCO DO RIO BRANCO

Depois que Heloisa instalou um banquinho simpático em frente à loja, daqueles em estilo retrô com espaço para três pessoas, o bar da frente fez a mesma coisa, um restaurante copiou, outro bar aproveitou o embalo e, em poucos meses, a Rua Castro Alves tinha calçadas cravejadas de bancos entre a Ramiro Barcelos e a Miguel Tostes.

? Hoje tudo é WhatsApp, Instagram, Facebook. Eu queria resgatar o diálogo e o relacionamento entre as pessoas do bairro, trazer para cá aquela convivência gostosa do Interior ? conta Heloisa Dieterich, 65 anos, proprietária da loja de roupas Colette Lyon.

Deu certo: aquele trecho virou a Rua dos Bancos. Velhinhos se sentavam, mamães amamentavam, famílias conversavam, e Heloisa começou a fotografar pessoas que se abancavam ali ? pensou até em fazer uma exposição de fotos na vitrine da loja.

Mas roubaram o banco.

Foi na madrugada de sexta passada. A comunidade se consternou. Heloisa já havia amarrado o banco a um poste de luz, com uma corrente grossa. Não pensou que alguém pudesse rompê-la, mas vinha percebendo um ambiente propício para algum larápio aparecer:

? Faz dois meses que pedi à prefeitura para podarem essa árvore, porque os galhos tapam totalmente a iluminação do poste. Fica um breu à noite, escuro demais.

Prometeram mandar um perito, mas ninguém apareceu. Agora, no lugar do assento, há um cartaz de papel fixado à árvore: ?Roubaram o banco. Dos idosos. Das grávidas. Das crianças?. A sorte é que Heloísa, insistente, já se prepara para encomendar um novo. E o plano agora é chumbá-lo no piso da calçada, como já fizeram os bares que reproduziram sua ideia.

Paciência. Para levar um pouquinho do Interior para a nossa capital, só com algumas adaptações.

AQUI, FERIADO É NO SHOPPING
Sabe o Google Maps, aquele aplicativo que te ajuda a chegar a qualquer lugar?

Uma lista dos endereços de Porto Alegre e da Região Metropolitana mais buscados com o aplicativo no Feriado da Independência do ano passado mostra que, entre os oito primeiros lugares, sete eram shopping centers. O líder do ranking foi o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ? um peixe fora d?água ?, por causa do Acampamento Farroupilha.

Tanto em São Paulo quanto no Rio, só teve um shopping entre os oito destinos mais procurados. Museus e parques apareceram bem mais. E não custa lembrar que, no 7 de Setembro de 2016, não houve chuvarada em Porto Alegre, ainda que o tempo estivesse meio feio.

CAMPEÕES DE VISITAS
1) Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

2) Shopping Iguatemi

3) I Fashion Outlet Novo Hamburgo

4) Praia de Belas Shopping

5) Shopping Total

6) Moinhos Shopping

7) Bourbon Shopping Wallig

8) Canoas Shopping

Nenhum comentário: