quarta-feira, 10 de janeiro de 2018



10 DE JANEIRO DE 2018
POLÍTICA

TERCEIRA TENTATIVA PARA EMPOSSAR NOVA MINISTRA

DEPOIS DE SOFRER DUPLA DERROTA na Justiça, Temer decide entrar com recurso no STF para Cristiane assumir ministério
O presidente Michel Temer decidiu assumir o desgaste e esperar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. Ontem, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, Guilherme Couto de Castro, rejeitou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a liminar concedida segunda-feira à noite pela 4ª Vara Federal de Niterói (RJ) suspendendo o ato. A pedido de Temer, a AGU ingressa com recurso no Supremo.

O processo foi movido por três advogados que fazem parte de um grupo que protocolou ações populares em diversas varas da Justiça Federal do Rio com o objetivo de impedir a posse da deputada. Eles questionam o fato de a futura ministra ter sido condenada por desrespeitar direitos trabalhistas, tema da pasta. O magistrado que acolheu o pedido de liminar em Niterói disse que a escolha da parlamentar por Temer desrespeita a "moralidade administrativa".

Depois da decisão do TRF, Cristiane disse que não há hipótese de ela desistir de assumir o Ministério do Trabalho. Na avaliação do presidente, uma nova indicação para o cargo deve partir do próprio PTB - e não de qualquer pressão do Palácio do Planalto - para evitar descontentamento entre os integrantes do partido.

PREOCUPAÇÃO EM ASSEGURAR VOTOS DO PTB PARA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Na reunião entre Temer e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que é pai de Cristiane, ontem, não se teria discutido a substituição do nome da deputada. O presidente avalia que uma nova indicação poderia desagradar a Jefferson, importante articulador político da base aliada, e outros dirigentes petebistas, prejudicando assim a votação da reforma da Previdência, marcada para 19 de fevereiro. O governo tem dificuldade em conseguir os 308 votos necessários para aprovar a proposta na Câmara e tem feito indicações políticas na tentativa de angariar apoio à medida.

Desde que foi indicada para o posto, na semana passada, Cristiane tem sido alvo de polêmicas e denúncias. Ela foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas a um de seus ex-motoristas e fez um acordo com outro profissional, no valor de R$ 14 mil, para evitar nova condenação. Ontem, a Folha de S.Paulo revelou que a deputada tem destinado parte de sua cota parlamentar a uma locadora de veículos que pertence à tia de sua chefe de gabinete (confira quadro ao lado).

Mesmo com esses casos, auxiliares de Temer tentam minimizar as pendências judiciais, dizendo que não são fatores impeditivos para que a posse.

- Ela está pagando o preço por ser minha filha. Este movimento é ligado ao PT - reagiu Jefferson em entrevista à Rádio Gaúcha, lamentando a suspensão da nomeação de sua filha.

Assessores do presidente dizem que a ordem de Temer é esperar a decisão do Supremo e, caso a Corte mantenha a suspensão da posse, o Planalto consegue, assim, transferir o ônus e argumentar ao PTB que não há outra saída a não ser substituir o nome de Cristiane. Até lá, o presidente não fará nenhum aceno para que Jefferson ou o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), indiquem outra pessoa para assumir a pasta do Trabalho.

Nenhum comentário: