sexta-feira, 19 de janeiro de 2018



19 DE JANEIRO DE 2018
DAVID COIMBRA

Por que meus amigos foram para São Paulo

Tenho vários amigos que se mudaram para São Paulo. Vários mesmo. Legião, porque são muitos. E, apesar de serem inteligentes, grande parte não sabe POR QUE se mudou para São Paulo.

Eles dizem que São Paulo tem mais empregos e oportunidades do que qualquer outro Estado da federação e que tem também mais opções culturais e de lazer, que a capital é uma cidade mais cosmopolita e até mais segura, que os serviços são mais profissionais e que em nenhum outro lugar do Brasil se come melhor.

Tudo isso é verdade. Mas por que é assim?

Aí está algo em que meus amigos talvez pouco reflitam: é que São Paulo é o único Estado realmente capitalista do Brasil.

Ou, pelo menos, é o que mais se aproxima do capitalismo, considerando as limitadoras circunstâncias brasileiras.

É uma façanha. O Brasil tem leis, hábitos e história avessos ao capitalismo. O Brasil não gosta do capitalismo. Estou falando do capitalismo de fato, no qual o empresário tem liberdade de empreender e responsabilidade pelas consequências do seu empreendimento, no qual o trabalhador e o consumidor são valorizados, no qual empresas e funcionários são parceiros que ganham juntos e nunca inimigos que acham que só crescem se o outro for rebaixado.

Mas não pense que São Paulo atingiu esse ponto de excelência brasileira por ação exclusiva do capital. Nada disso. Há, em São Paulo, uma compreensão de quase todos os estamentos da sociedade de que a competência e a qualidade precisam de reconhecimento e de que as três qualidades juntas são boas para o conjunto da comunidade.

Claro que há problemas, claro que há defeitos, claro que há muito a avançar, mas, se você comparar com o resto do Brasil, São Paulo, incluindo as cidades do interior, é um oásis de bem-aventurança.

Note: escreve aqui um homem que sofreria demais se tivesse de morar na cidade de São Paulo. Porque um dos problemas a que me refiro é que a capital paulista não tem horizonte nem estrelas. Que lá os sabiás não cantam porque nem palmeiras há. São Paulo é uma cidade feita para o automóvel, não para as pessoas, e isso me incomoda. É algo a ser corrigido e, levando-se em conta o dinamismo paulista, não duvido de que seja.

É justo que artistas e escritores exaltem São Paulo mais do que qualquer outro pedaço do Brasil. São Paulo merece. Mas seria ainda melhor se os artistas e os escritores soubessem as razões de seu encantamento. Um deles, Caetano Veloso, diz que alguma coisa acontece em seu coração quando cruza aquela esquina feiosa da Ipiranga com a Avenida São João. Em seguida, confessa que, ao chegar a São Paulo, nada entendeu. Continua não entendendo, tanto quanto meus amigos que migraram para lá. É o capitalismo, meus caros. Vocês amam o capitalismo.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: