quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



18 DE JANEIRO DE 2018

ESPETÁCULOS


CONTRA-ATAQUE DO RISO


A SBÓRNIA KONTRATRACKA FICA EM CARTAZ DE HOJE ATÉ 28 DE JANEIRO NO THEATRO SÃO PEDRO, REVIVENDO A TRADIÇÃO DOS VERÕES COM TANGOS & TRAGÉDIAS NO CENTRO DA CAPITAL

É hora de receber notícias do lugar mais fantástico do teatro gaúcho. No espetáculo de Hique Gomez e Simone Rasslan, a Sbórnia, conhecida como terra natal dos protagonistas de Tangos & Tragédias, foi sitiada por invasores que pretendem explorar suas riquezas. Kraunus Sang (Gomez) e Nabiha (Simone) voltam ao palco do Theatro São Pedro (TSP) hoje, às 21h, para contar como está se dando a resistência dos seus compatriotas. Esse é o mote do espetáculo A Sbórnia KontrAtracka, que fica em cartaz até 28 de janeiro, com sessões de quintas a domingos, sempre no mesmo horário. Com o Tangos & Tragédias, Hique Gomez dividiu o palco por três décadas com Nico Nicolaiewsky (19572014), que encarnava o Maestro Pletskaya. Eram conhecidas as temporadas de verão da dupla no TSP. Hábito que o novo show começa a repetir na cidade.

- Fizemos temporadas de verão por 28 anos no TSP. Passávamos o ano todo viajando, mas fazíamos nosso pouso aqui em Porto Alegre nessa época. Agora, é a segunda temporada com o novo espetáculo - conta Hique Gomez.

A montagem atual teve origem em 2016, em apresentações que homenageavam Nico. Hique havia sido diretor do projeto Rádio Esmeralda, que ficou nove anos em cartaz, apresentado por Simone e Adriana Marques, que faleceu em 2009.

- A Rádio Esmeralda surgiu dentro do Tangos & Tragédias. Depois de uma participação especial que fizemos, o Hique nos procurou com a ideia de um espetáculo no formato de uma rádio - lembra Simone.

No enredo de A Sbórnia Kontr?Atracka, Pletskaya está em sua terra natal, sobre a qual Kraunus Sang e Nabiha contam as novidades.

- O universo de conteúdo sobre a Sbórnia é muito grande. Há muita coisa que criamos que jamais foi para o palco. Parte desse material foi para o filme Até que a Sbórnia nos Separe (2013). Esse espetáculo tem uma linha de integração com o filme, inclusive com projeções de alguns trechos - explica Hique.

Como em Tangos & Tragédias e Rádio Esmeralda, a música é uma das tônicas de A Sbórnia Kontr?Atracka, com o resgate de sonoridades brasileiras atualmente pouco exploradas - a chamada "lixeira cultural" sborniana, que guarda alguns tesouros escondidos. A dupla também recebe convidados, como o músico Claudio Levitan e a sapateadora Gabriela Castro dos Santos. Além disso, o ator e músico português Luís Miguel Fernandes participa dos espetáculos da primeira semana; e o Jungst Kørhal Sbørniano (Coro Jovem da Ospa), da segunda semana.

Contextos também interligam os espetáculos, segundo Hique:

- Em 1984, quando criamos o Tangos & Tragédias, o Brasil estava saindo de uma ditadura, era um momento confuso, e a Sbórnia era uma forma de metaforizar o que estava acontecendo. Hoje, o espetáculo ainda serve para isso.



ALEXANDRE LUCCHESE

Nenhum comentário: