sexta-feira, 20 de março de 2009


CLÓVIS ROSSI

Relaxe e goze, versão britânica

LONDRES - O "relaxe e goze", que já deu confusão no Brasil, é um tremendo sucesso no Reino Unido. O jornal "The Guardian" informa que uma frase com o mesmo espírito, embora menos sexualmente carregada, vende feito pão quente. A frase é "Keep calm and carry on", que bem poderia ser traduzida por "relaxe e vá em frente".

Foi criada na véspera da 2ª Guerra Mundial, em 1939, tempos evidentemente mais sombrios que os atuais, em que não há uma guerra no horizonte, mas há uma crise para ninguém botar defeito. Diz o "Guardian" que a frase, impressa em diferentes produtos, vende entre 300 e 500 exemplares por semana.

Não é o único dado que revela o sucesso do "relaxe e goze": uma pesquisa do National Trust, que cuida de 300 casas e jardins históricos na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, mostra que, diante da catarata de más notícias sobre a economia e da necessidade de fazer o salário alcançar o fim do mês, os britânicos estão se voltando para prazeres prosaicos, como visitar as propriedades do Trust.

O número de visitantes quadruplicou em certas propriedades. Há até 84% dos pesquisados que contam que seu programa é passar o dia fora, mas perto de casa. Dizem ser mais importante que nunca.

Mas, atenção, pode não ser apenas uma questão de relaxar, gozar e economizar, mas de perda de confiança nas autoridades e no país, interpreta Lesley Prince, professor de psicologia social em Birmingham: "O ponto é que foi vendida uma mentira para as pessoas desde os anos 70.

Prometeram a Terra e agora estão todos preocupados com tudo, seus empregos, suas casas, seus bancos, seu dinheiro, suas aposentadorias".

O jeito, então, seria olhar para o céu e "acreditar que alguém lá em cima sabe o que está ocorrendo, e que tudo acabará bem". Valeria para o Brasil?

crossi@uol.com.br

Nenhum comentário: