quarta-feira, 3 de abril de 2024


03 DE ABRIL DE 2024
POLÍTICA +

Simone fica no PP e vice será do PL Jairo Jorge reassume em Canoas

Às vésperas do prazo de troca de partido para quem pretende concorrer na eleição de outubro, a ex-presidente da Federasul Simone Leite decidiu continuar no Progressistas (PP). Ela havia sido convidada pelo prefeito Sebastião Melo, na semana passada, para ser a vice na disputa à reeleição.

Dias depois, recebeu do deputado Luciano Zucco o convite para trocar o PP pelo PL, mas conversou com os líderes de seu partido e decidiu ficar. A empresária manteve a decisão de trocar o domicílio eleitoral de Canoas para Porto Alegre, mas diz que não precisa decidir agora sobre ser candidata.

- Neste momento, o que está no topo das minhas prioridades é o convívio com minha filha de dois anos. Outros projetos pessoais ou coletivos se acomodam em torno disto, porque estou evitando situações em que eu perca o controle da minha agenda - disse Simone à coluna, sem descartar a possibilidade de concorrer.

Sobre a permanência no PP, disse que expressou aos dirigentes do partido sua preocupação com a necessidade de manter a coerência entre os votos da bancada, as candidaturas e as posições públicas:

- Mais uma vez, deposito um voto de confiança em nossa capacidade, enquanto partido, de nos reposicionarmos, olhando para frente, resgatando valores históricos que nos fizeram um partido tão grande e respeitado em todo o Rio Grande.

Questionado pela coluna sobre a decisão de Simone de permanecer no PP, Zucco disse que "Porto Alegre vai ficar muito feliz com a vice que o PL indicará para o prefeito Sebastião Melo". Zucco se recusa a dar pistas sobre quem seria essa mulher, mas diz que "todo mundo vai gostar".

O deputado vem trabalhando nos bastidores para atrair nomes de peso de dentro e de fora da política.

Por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), reassumiu o cargo. Ontem, a 6ª Turma do STJ acolheu os argumentos de Jairo e determinou o retorno imediato do prefeito, que havia sido afastado em novembro de 2023. A decisão da 6ª Turma foi tomada por unanimidade.

Relator do habeas corpus, o ministro Sebastião Reis entendeu que os fatos pelos quais Jairo é investigado são "passados", relacionados à dispensa de licitação que já motivou denúncia. Pelo entendimento do relator, não haveria mais a necessidade de afastamento do prefeito para preservar eventuais provas.

Além disso, o ministro considerou que o afastamento já dura "por prazo exagerado" e destacou que não houve relato de novo indício ou notícia de continuidade das supostas ações delituosas quando Jairo reassumiu a prefeitura em março de 2023, após o primeiro período de afastamento.

- Sempre acreditei na Justiça dos homens e, principalmente, na divina. Às vezes tarda um pouquinho, mas não falha. Agora é olhar para frente - comemorou o prefeito.

Ao reassumir a prefeitura, Jairo planeja fazer um diagnóstico da gestão e propor medidas para "recuperar as finanças" do município. O prefeito planeja dar prioridade aos atendimentos em saúde, educação, limpeza urbana e segurança.

- Preciso colocar a prefeitura em ordem. Meu foco serão as finanças públicas, para equilibrá-las - resume Jairo.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: