segunda-feira, 8 de abril de 2024


08 DE ABRIL DE 2024
INFORME ESPECIAL

Caminho de Porto Alegre

Vem aí mais uma edição do Caminho de Porto Alegre (foto), inspirado na tradicional peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha. Serão 22 quilômetros, em 21 de abril, a partir das 7h30min, com largada na Catedral Metropolitana. O trajeto vai contemplar pontos emblemáticos da Capital e terminar no Santuário Santa Rita de Cássia, às 12h30min.

A atividade é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS, com o apoio da prefeitura. Inscrições gratuitas. É só acessar o site acasargs.com.br.

Viajando sozinho sem enxergar

Gilberto Henrique Buchmann é cego desde o nascimento, em Campo Bom, e um apaixonado por viagens. Em 2014, o servidor da Justiça Federal em Porto Alegre achou que a rotina andava monótona demais e decidiu fazer, pela primeira vez, um passeio internacional sozinho. Assim começou uma história única que, agora, é tema de livro.

As 214 páginas de Como Vejo o Mundo (editora Viseu) são uma aula de vida. Não se trata apenas de memórias de viagem, ainda que o livro também seja isso. A jornada é uma leitura bacana tanto para quem vê quanto para quem tem limitações visuais e prova que não há limites para buscar a felicidade.

Na obra, Gilberto descreve a experiência de conhecer cinco países (Itália, Alemanha, Suécia, Sérvia e Áustria) entre 2015 e 2017, desde os preparativos e as adaptações necessárias (ele fez tudo de forma independente, sem agência), até os roteiros que seguiu e as impressões finais. Há dicas práticas (como saber falar bem inglês, por exemplo) e observações pessoais que nos fazem pensar.

Ao descrever suas andanças, Gilberto mostra que viajar independe de ver. Ele enfatiza a importância de explorar outros sentidos (tato, olfato e paladar), ao tocar objetos, saborear a culinária local e absorver a cultura de forma peculiar.

- Foi um divisor de águas na minha vida. Viajei sem grupos, sem pacotes. Só eu, a mala, a mochila e a bengala. É curioso que as pessoas perguntem, até hoje, se não tive medo de me perder. A gente até pode se perder, mas sempre se acha outra vez - brinca Gilberto.

Viajar, afinal, é um pouco isso também: se deixar levar pelo instinto, flanar sem rumo, se permitir ser surpreendido. Ao conversar com Gilberto, compreendi que, às vezes, nós, que tudo vemos, nem sempre enxergamos as coisas de verdade. Tem gente que faz turismo como quem corre maratona. E tem quem o faça como o Gilberto.

O lançamento do livro, à venda no site da Amazon, será no dia 17 de abril, às 19h, com uma live no Instagram, no perfil @livroviajarsozinho-semenxergar (tudo junto, sem hífen). É só acesssar.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: