segunda-feira, 15 de abril de 2024



15 DE ABRIL DE 2024
INFORME ESPECIAL

Novidade no antigo terminal aéreo

Cenário de partidas e chegadas por décadas, o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, na Capital, voltará a atrair a atenção em 2024: o prédio vai sediar a CasaCor RS, uma das maiores mostras de arquitetura, design e paisagismo das Américas. Responsável por movimentar o segmento com novas ideias e tendências, o evento será entre os dias 6 de setembro e 3 de novembro e irá repaginar o edifício de 1953 com a ajuda de arquitetos gaúchos.

É uma ótima notícia, já que, desde 2019, o local, ocupado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, não recebe mais voos. A mostra vai se espalhar por 5,4 mil metros quadrados no térreo, onde fica o painel A Conquista do Espaço (na foto maior), uma das jóias do italiano Aldo Locatelli em Porto Alegre.

Ali serão criados cerca de 45 ambientes para visitação. Haverá, também, um bar e um restaurante para atender o público durante a mostra, que ficou famosa não só pela beleza, mas por revitalizar lugares na cidade - como o edifício Pia Chaves Barcellos, de 1923, no bairro Rio Branco.

- A trajetória de 33 anos da CasaCor RS é reconhecida por ressignificar espaços. Realizar a mostra no antigo terminal do aeroporto, reativando um dos prédios mais icônicos da cidade, é um grande marco para o evento e para Porto Alegre - diz Karina Capaverde (no detalhe), diretora do evento.

Na Nasa

Um artigo escrito por alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio no Rio Grande do Sul foi parar no banco de dados da Nasa. Assinado por Rodrigo Krischke e Michele Machado, com orientação do professor André Felipe da Silva Guedes, o texto trata do impacto da radiação em placas solares e dos efeitos térmicos em painéis flexíveis (usados por espaçonaves e satélites). O documento está disponível no Astrophysics Data System (ADS) e também no repositório de Harvard.

Em reconhecimento, os pesquisadores vão receber medalhas do programa Artemis, hoje, às 18h30min, na Estácio, em Porto Alegre.

Em busca do piá raiz

Sucesso na internet, o comediante Cris Pereira (foto) volta aos palcos com um espetáculo inédito (e hilário): Gaudêncio Em Busca do Piá Raiz. Será no dia 24 abril, às 20h, no Auditório Araújo Vianna, na Capital.

Se você ainda não conhece o artista, Cris é um craque no "Stand Up Bagual", show de piadas contadas pelo impagável Gaudêncio (que você vê aí ao lado). Ingressos à venda em sympla.com.br. Te apressa, vivente!

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: