sábado, 6 de abril de 2024



06 DE ABRIL DE 2024
CHAMOU ATENÇÃO

História do RS nos degraus

A ideia de revitalizar a Escadaria 14 de Outubro, em Guaíba, surgiu ao notar que a passagem de pedestres não estava sendo tão valorizada como merecia. Afinal, o espaço tem bastante história: próximo da escadaria, fica o Cipreste Farroupilha, a árvore que se tornou símbolo oficial de Guaíba.

Conforme o folclore gaúcho, foi à sombra do Cipreste que, na véspera do dia 20 de setembro de 1835, líderes farroupilhas como Bento Gonçalves, Onofre Pires e Gomes Jardim traçaram os planos para a invasão de Porto Alegre, dando início à Revolução Farroupilha. No topo da escadaria, há o Museu do Gaúcho, com entrada gratuita, e que conta a história deste período histórico. Lá também fica a casa de Gomes Jardim, local que hoje é um patrimônio histórico e que está aberto para visitação.

Projeto

A escadaria foi construída no lugar da Lomba do Inferno, uma rua íngreme que existia no local. O nome é em homenagem à fundação da cidade, que ocorreu em 14 de outubro de 1926. Ela está localizada em frente ao Píer de Guaíba e oferece ampla visão para o lago.

A diretora do Projeto Rua das Artes, Simone Schlottfeldt, explica que desde o princípio a iniciativa buscava apresentar, na arte da escadaria, fatos da Revolução Farroupilha. Ela, que atua como produtora cultural, foi convidada, assim como o produtor cultural Wagner Seelig, para desenvolver o projeto em parceria com a prefeitura da cidade ainda em 2022, por meio da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba.

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e conta com o patrocínio de empresas que estão na cidade. De acordo com Simone, essa seria a primeira escadaria do Brasil neste formato, que contém fatos históricos representados visualmente nos mosaicos:

- Existe a Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro. Ela é um pouco maior em degraus. Mas, realmente, retratando fatos históricos no mosaico, que é um trabalho artístico incrível, a nossa escadaria é a única.

Ainda segundo a produtora cultural, a principal diferença entre a Escadaria Selarón e a 14 de Outubro é de que a primeira tem mosaicos montados de maneira aleatória. Não se forma nenhuma figura, diferente do que ocorre nos painéis que compõem a de Guaíba.

KÊNIA FIALHO

Nenhum comentário: