sábado, 13 de abril de 2024


13 DE ABRIL DE 2024
FLÁVIO TAVARES

MUDAR DE SEXO?

Existem posições que parecem conservadoras e atrasadas, mas que são um descobrimento positivo de algo que não vemos nem vislumbramos porque se esconde tal qual um ladrão noturno.

Isso é o que nos deixa o mais recente documento do papa Francisco, em que alerta sobre a "indignidade" das cirurgias de mudança de sexo e a "fluidez" de gênero. A "barriga de aluguel" torna-se também "mero meio subordinado ao ganho arbitrário ou desejo de outros" para quem carrega o bebê ou escolhe se submeter a isso livremente.

O documento é comparável à encíclica Laudato Sii, que nos fez conhecer o descaso com a defesa da vida do planeta e nos levou a identificar o perigo das mudanças climáticas.

Agora, o novo documento papal (preparado ao longo de cinco anos) qualifica o sexo de nascimento como "um presente irrevogável de Deus". De fato, trata-se de uma enciclopédia sobre a existência humana e, assim, critica com veemência também a exploração de pobres, mulheres, migrantes e pessoas vulneráveis.

"Toda intervenção de mudança de sexo corre o risco de ameaçar a dignidade única recebida pela pessoa desde o momento da concepção", adverte o documento. Faz ver ainda que todos aqueles que almejam "autodeterminação pessoal, como prescreve a teoria de gênero", arriscam-se a ceder "à tentação milenar de se fazerem Deus".

A posição do Papa me leva a recordar que só no reino vegetal existem hermafroditas, mas são plantas. É impossível encontrar um eucalipto que busque ser roseira ou vice-versa. Já pensaram se, no mundo animal, um sabiá buscasse virar canário? Cada um sabe cantar, mas cada qual tem um canto próprio e inconfundível que não imita nem se atrita com o outro.

Meses antes desse documento, o papa Francisco permitiu que os sacerdotes abençoassem a união de homossexuais e outros da chamada área LGBT+. O documento de agora pode ser só o início de uma verdadeira revolução na maior e mais influente confissão religiosa do mundo ocidental. É um novo aggiornamento do catolicismo, iniciado pelo papa João XXIII no final do século passado.

Jornalista e escritor - FLÁVIO TAVARES

Nenhum comentário: