sexta-feira, 5 de abril de 2024



05 DE ABRIL DE 2024
ARTIGOS

SAPUCAIA, CIDADE DOS ANJOS

Cuidar e preservar a vida das pessoas é - ou deveria ser - o objeto primeiro dos gestores públicos. Sapucaia do Sul, unindo esforços em três instâncias de proteção à saúde, prova o quanto é gratificante envolver autoridades e comunidade na prevenção de uma doença. A certificação, em 2022, do Hospital Municipal Getúlio Vargas como centro essencial do acidente vascular cerebral (AVC), depois a capacitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, por fim, em 2023, a inclusão de conteúdo sobre a doença na grade curricular do Ensino Fundamental comprovam a assertividade no combate a este mal, hoje o que mais mata no Brasil.

No período, as mortes por AVC no município caíram de 14,2% para 6,2%, dando ao hospital de Sapucaia a menor taxa de mortalidade entre os centros 100% SUS que são referência para a doença no Estado. Treinar as equipes e preparar a unidade para receber os pacientes com o melhor tratamento e no menor prazo possível foram as primeiras conquistas. Depois, um Samu qualificado e ágil para socorrer as vítimas que acionam o 192. Por fim, e talvez o mais espetacular, ensinar as crianças da rede municipal a identificar os sintomas e chamar atendimento de urgência.

Cerca de 200 educadores foram capacitados para ministrar aulas sobre AVC a mais de 4 mil alunos de séries fundamentais. A experiência, baseada em super-heróis que salvam vidas, tratou dos sinais da doença e como chamar socorro se alguém da família estiver com sintomas. Os professores, condutores da transformação, foram além, ensinando práticas saudáveis que os pequenos já podem adotar para reduzir os riscos de desenvolver a doença. Hoje, conversar com pais e alunos atesta a grandiosidade e o sucesso do projeto.

Neste cenário animador, Sapucaia do Sul se tornou oficialmente no último dia 25 a segunda Cidade Angels do mundo. A certificação internacional, que trabalha para reduzir as mortes por AVC, é entregue após a confirmação do melhor atendimento e tratamento na área da saúde, com hospital e Samu, além da garantia de que continuaremos a envolver a comunidade na causa por meio das crianças, verdadeiras protagonistas de um futuro melhor. A depender de nós, esse tríade jamais deixará ruir a primeira Cidade Angels do Rio Grande do Sul.

PEDRO CAPELUPPI

Nenhum comentário: