sábado, 13 de abril de 2024



13 DE ABRIL DE 2024
PRIMEIRO TRIMESTRE

Estado teve ao menos seis estupros por dia

Nos três primeiros meses deste ano, em média, seis mulheres procuraram a polícia por dia no RS para relatar um caso de estupro. Ou seja, um registro do crime foi realizado a cada quatro horas. Foram 559 ocorrências entre janeiro e março. No comparativo com o mesmo período de 2023, quando foram 739, houve redução de 24,3%. Os indicadores de violência contra a mulher são da Secretaria da Segurança Pública.

A média é formada só pelos casos que chegam à polícia. No entanto, boa parte dos delitos cometidos contra mulheres por razões de gênero é impactado pela subnotificação. Nos casos de crimes sexuais, isso não é diferente.

- Estima-se que só 10% dos casos (de violência contra a mulher) são notificados. Os crimes sexuais existem numa quantidade muito maior do que a gente imagina. As mulheres são estupradas dentro dos relacionamentos, e nem sequer sabem que é um estupro - alerta a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ivana Battaglin.

Provas

Fatores como vergonha, medo, culpa e receio de ser vítima de violência institucional são apontados como aspectos que acabam influenciando as mulheres a não buscarem ajuda.

Nos casos de estupro, segundo a delegada Ana Luiza Caruso, que responde pela 1ª Delegacia da Mulher de Porto Alegre, quanto mais cedo a vítima pedir ajuda, maior a chance de coletar indícios para identificar e punir o autor. A maioria dos casos ocorre sem qualquer testemunha, fazendo com que a prova pericial seja ainda mais relevante.

- Depois que o fato já ocorreu, solicitamos que as vítimas façam uma coisa que muitas vezes é difícil, que é não tomar banho. Após um caso de estupro, a mulher quer retirar qualquer vestígio do corpo dela. Mas esse material genético do autor é muito importante como prova. A palavra da vítima vale muito, mas quanto mais elementos de prova conseguirmos, melhor - diz Ana Luiza.

LETICIA MENDES

Nenhum comentário: