quarta-feira, 3 de abril de 2024

 


Jogar lixo pela janela da área de serviço dos apartamentos deve ser comum em muitos condomínios e geralmente não se acham os culpados pelos atos. Para conter a ação de quem não tem responsabilidade ambiental é preciso deixar comunicados nos elevadores e comentar o incidente nas reuniões ou grupos de whatts app de moradores.

Quando não se sabe quem é o responsável pelo lixo, todos os moradores e o sindico devem ficar atentos ao problema para tentar testemunhar a infração. Uma outra solução pode ser colocar ou redirecionar câmeras de segurança para as janelas dos apartamentos suspeitos, na tentativa de filmar outros objetos sendo descartados.

Dessa forma, se o alerta dado pelo sindico não der resultados, o condômino estará sujeito a multa na qual o valor cobrado será definido na convenção de cada imóvel e pode ser medida de acordo com a infração cometida.

Não jogue papéis, e menos ainda, mechas de cabelo ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela da área de serviço do apartamento. Lembre-se que a área comum do condomínio é mais agradável quando limpa. Valorize o bem comum e seu patrimônio.

Os condomínios muitas vezes precisam fazer um trabalho de conscientização, mas se a ocorrência continuar acontecendo a melhor opção é a multa. Os empreendimentos podem, hoje, multar os moradores que causam esse tipo de problema ao condomínio, mas é de se pensar que haja consciência e de que não ocorram mais este tipo de infração aqui no nosso condominio.

Por fim, para que o condomínio seja um local cada vez mais agradável, deve-se demonstrar por palavras  e atitudes que as regras da boa convivência são valorizadas por todos.

Não se proíbe e nem se pede que os lixos orgânicos e seco sejam acondicionados em sacolas de super mercado. O ideal é que sejam colocados em sacos de lixos próprios e bem fechados para evitar que, uma vez colocados na rua não sejam abertas por transeuntes ou moradores de rua. Não raro há necessidade de se juntar papeis soltos espalhados na calçada e na rua por sacolas mal fechadas, que rebentam ou são abertas quando colocadas no caminhão que faz a coleta. Outras tantas colocadas no lixo seco e que não são recolhidas são de papeis higiênicos misturadas a caixas de leite vazias.

Não dá para misturar orgânico com o seco. Se preciso busque orientação e repasse para secretarias que fazem a limpeza, para fazer a devida separação.

Sindico

Nenhum comentário: