sexta-feira, 12 de abril de 2024


Descobertas em Pompeia

Afrescos - técnica de pintura em paredes ou tetos - inspirados na Guerra de Troia que adornam um salão de banquetes foram descobertos em Pompeia, anunciou ontem a organização que cuida do famoso sítio arqueológico perto de Nápoles, no sul da Itália.

O cômodo, com dimensões de 15 metros por seis, apresenta refinadas decorações com temas mitológicos sobre paredes e mosaicos de fundo preto, que testemunham o luxuoso modo de vida na antiga cidade, soterrada pelas cinzas da erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.

O heroísmo é o tema dominante nos afrescos, que mostram representações de heróis e divindades protagonistas da Guerra de Troia. Entre os personagens representados estão Páris, o príncipe troiano que sequestrou Helena, a esposa do rei espartano Menelau, o que desencadeou a guerra, segundo a mitologia.

Também é possível observar Cassandra, irmã de Páris, e o deus Apolo, de quem recebe o dom de ver o futuro, embora suas previsões nunca tenham sido levadas a sério. Ela alertou em vão seus compatriotas de que o cavalo oferecido pelos gregos era um subterfúgio que levaria Troia à ruína.

"A presença frequente de figuras mitológicas nos afrescos das salas de recepção das casas romanas tinha justamente a função social de entreter convidados, proporcionando temas de conversa e reflexão sobre o sentido da existência", explicou a direção do Parque Arqueológico de Pompeia.

Patrimônio

As paredes foram pintadas de preto para evitar que marcas de fumaça das lamparinas a óleo fossem vistas. Segundo o diretor do parque, Gabriel Zuchtriegel, as pessoas se reuniam neste salão para banquetes depois do pôr do sol.

- A luz das lamparinas dava a impressão de que as imagens pintadas se moviam, sobretudo após alguns copos de um bom vinho - disse Zuchtriegel.

As cinzas vulcânicas expelidas há cerca de 2 mil anos pelo Vesúvio tomaram conta da maior parte das casas de Pompeia, o que garantiu a preservação quase completa destas habitações, bem como muitos dos corpos dos 3 mil mortos.

Listada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Pompeia é o segundo ponto turístico mais visitado da Itália depois do Coliseu de Roma, e ocupa uma área de 22 hectares, dos quais um terço ainda está enterrado sob as cinzas. 

Nenhum comentário: