29 DE JULHO DE 2022
INTERNET MÓVEL
Sinal do 5G é liberado hoje em mais de 40 bairros da Capital
O 5G começa a funcionar oficialmente em Porto Alegre hoje. A rede estará disponível, neste momento, a partir de antenas instaladas em mais de 40 bairros da Capital (veja no mapa onde já se confirmou que haverá conexão 5G a partir de hoje). O sinal será liberado, de forma gradual, para as outras áreas até 2025, mas as operadoras informaram que isso ocorrerá conforme a necessidade.
A Capital tem 143 mil pontos autorizados para a instalação de antenas do 5G em todos os bairros, em placas de rua, postes de iluminação, paradas de ônibus e relógios de rua. Além de Porto Alegre, João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) são as outras cidades a ter a conexão disponível hoje. A expectativa da Anatel é de que todas as capitais tenham o sinal até setembro deste ano.
A implementação do 5G é consequência do leilão das frequências 700 MHz, 2,5 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz feito em 2021. Tim, Vivo e Claro têm autorização para oferecer a rede na Capital. Brasília foi a primeira cidade a liberar o sinal do 5G, no início deste mês.
Para celebrar a chegada da conexão à Capital, por uma semana, a Claro e a Embratel vão iluminar cinco marcos da cidade: o Monumento aos Açorianos, o Laçador, o Instituto Caldeira e as Torres da Claro e da Embratel.
Vantagens
O 5G é a quinta geração de rede de internet móvel. A expectativa é de que ela seja mais veloz para downloads e uploads, tenha cobertura mais ampla e conexões mais estáveis do que o 4G. Além disso, permitirá que mais aparelhos se conectem de forma simultânea à rede: é esperado que um milhão de dispositivos se conectem a cada quilômetro quadrado. Além da internet móvel, a tecnologia ampliará a conexão de novos mercados, como é o caso da indústria 4.0, da agricultura de precisão e dos carros autônomos, por exemplo.
Em teoria, a rede 4G, a atual, é capaz de atingir a velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps), o que não ocorre no uso diário dos celulares. O 5G pode chegar a 20 Gbps, no melhor dos cenários da conexão, de acordo com a Anatel.
Conforme a Tim, Vivo e Claro, os clientes não precisam trocar de chip ou plano para receber o sinal do 5G neste momento, mas precisam ter um aparelho compatível com a rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário