16 DE JULHO DE 2022
FRANCISCO MARSHALL
ARISTÓTELES E AS OPÇÕES
Seu nome significa o (ou a) melhor (aristos) finalidade (télos); ele mesmo, Aristóteles, afirmou que o mais importante é a finalidade, que podemos chamar, em filosofia, enteléquia - a potência transformada em ato. A finalidade é atingida com a conclusão das transformações possíveis, e isto vale para todos os seres do universo, animados ou inanimados, inclusive para as criações e instituições e especialmente para nós, que somos ou podemos ser humanos.
Realizar nossas potencialidades, com as condições possíveis, é a finalidade maior da educação e da sociedade, com todos os seus meios, especialmente o mais nobre, a política. Neste ponto, a filosofia de Aristóteles concilia ética e política, para encaminhar a melhor das metas, a felicidade. Ética significa realizar boas escolhas, nutridas por boas virtudes e orientadas para a felicidade. Eis quando chegamos com o filósofo à cena em que precisamos fazer escolhas que nos conduzam à felicidade.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. na cidade macedônia de Estágira, hoje na Tessalônica, nordeste da Grécia balcânica, o que lhe rende a alcunha de o estagirita. Aos 17 anos, foi estudar na Academia de Platão, em Atenas, por cerca de 20 anos. Em 347 a.C., partiu rumo à costa norte da Ásia menor, para a cidade de Atarneus (Atarna), onde reinava um colega e amigo seu, Hermias, que viria a ser seu sogro, pai de Pítias, com quem teve uma filha de mesmo nome. Nos cerca de cinco anos em que viveu naquela região, Aristóteles atuou também na cidade vizinha de Assos e na ilha de Safo, Lesbos, onde realizou estudos de botânica e geografia.
A convite de Filipe II, rei da Macedônia, retornou a sua pátria em 343 a.C. para cuidar da educação de Alexandre, em Pela. O pai de Aristóteles, Nicômaco, fora amigo e médico de Amintas III, o avô do conquistador. Em 335 a.C., após a partida de Alexandre rumo à Pérsia, o estagirita retornou a Atenas e fundou sua escola, o Liceu. Após a morte de Pítias, amigou-se com a conterrânea Herpília, com quem teve um filho que além do nome do avô recebeu também as lições de ética anotadas na obra Ética a Nicômaco. Neste livro, Aristóteles examina as virtudes que podem levar à boa vida, como a coragem, a temperança, a generosidade, a gentileza, a amizade, a sabedoria e a justiça, todas fruto de opções e todas concorrendo para a produção do prazer maior, a felicidade.
Como muitos intelectuais em Atenas e em outras cidades e eras, Aristóteles foi também acusado de impiedade, por sentimentos antimacedônicos que cresceram após a morte de Alexandre (323 a.C.); antes de ter o mesmo destino de Sócrates, partiu em 322 a.C. para Cálcis, na ilha de Eubeia, onde no mesmo ano findou seus dias em terras da família materna; em seu testamento pediu para ser sepultado ao lado da esposa.
Hoje muitos partem desta terra, e os que ficam é com o coração ferido, de tantos horrores que testemunhamos. Mas será com coragem, esperança e sabedoria que recusaremos o ódio e faremos as melhores escolhas, para que um dia todos possam florescer, realizar suas potencialidades e atingirmos a felicidade nesta nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário