quarta-feira, 5 de agosto de 2020


05 DE AGOSTO DE 2020
+ ECONOMIA

W põe Gramado no mapa-múndi do luxo


Só deve ficar pronto em 2023, mas foi em plena pandemia que ocorreu a confirmação de um hotel da grife W em Gramado. Mais do que um investimento, é uma espécie de chancela global para o destino.

A rede se caracteriza por "oferecer ao seu convidado uma vida de luxo". Criada há duas décadas, ajudou a redefinir o segmento. Tem 50 unidades em destinos turísticos cobiçados, de Nova York a Palm Jumeirah, a ilha artificial de Dubai em forma de palmeira. O valor do investimento não foi informado.

O negócio foi antecipado à coluna pela Marriot, dona do Sheraton Porto Alegre. Conforme a gigante hoteleira, foi assinado um contrato com a KJP Participações para construir a segunda unidade da grife no Brasil e quarta no sul da América Latina na Vila Suíça (foto), ponto mais alto da cidade, conhecido por vistas excepcionais para o vale e a serra. A KJP é de São Paulo e atua com a divisão Kara José, para incorporação, e Construgar, para construção.

O W Gramado terá 80 quartos em um edifício de quatro andares. O que a Marriot adianta é apenas que terá "arquitetura sustentável" e será "integrado à vegetação nativa do Parque das Orquídeas", vizinho da área. Também haverá Residências W, formando um conjunto de pequenas construções a curta distância do hotel.

Startup compra gaúcha e seu pessoal

Especializada em análise de imagens, a startup gaúcha Meerkat foi comprada pela Acesso Digital, que desenvolve produtos de identificação digital para empresas.

Com sede em São Paulo, a empresa se apresenta como a primeira IDtech brasileira, nome dado para startups do segmento. A negociação faz parte da nova área de M&A (fusões e aquisições) criada em janeiro, com aporte da e.Bricks. A Meerkat já fornecia tecnologia de validação de identidades com reconhecimento facial à Acesso Digital. Também desenvolve ferramentas como liveness detection (detecção de vida, que combina dados como face ou voz).

Segundo Paulo Alencastro, diretor-executivo da Acesso Digital, a negociação começou antes da pandemia, mas foi finalizada durante:

- Discutimos pontos delicados, sem a sensibilidade que reuniões presenciais permitem. Deu tudo certo, mas talvez (presencialmente) tivesse sido mais rápido.

A Acesso tem como base o modelo acquihiring, termo usado para definir uma compra de empresa que não é feita apenas pelo que produz, mas também pelos talentos existentes no seu quadro de funcionários.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: