sexta-feira, 31 de outubro de 2008



31 de outubro de 2008
N° 15775 - PAULO SANT’ANA


Alienação dominante

Para decepção dos otimistas com relação ao Grêmio, tivemos uma noite trágica anteontem.

Sou acusado nas últimas semanas de ser pessimista com relação ao Grêmio.

Prefiro ser acusado de pessimista do que ser acusado de burro.

Otimismo com relação ao Grêmio é sinônimo de alienação.

Se o time do treinador Celso Roth não ganhou sequer um jogo fora de casa no segundo turno, como esperar que ele revire este valor essencial chamado tendência, como já tantas vezes expliquei?

Eu sou um estraga-prazeres dos otimistas e dos esperançados.

Aqui na redação de Zero Hora, existem dois desses alienados, o chargista Rekern e o Léo Gerchmann. São gremistas fervorosos, mas alienados. Não entendem nada de futebol, mas são gremistas. E, na sua fúria irracional, acham sempre que o Grêmio vai ganhar.

Faz dois meses que eles me dizem que o Grêmio vai ser campeão. E eu tento explicar a eles que esse seu vaticínio não se casa com a lógica: não pode ser campeão um time de pobre valor econômico e de paupérrimos valores individuais.

Não adianta, o Rekern é um dos maiores cabeças-duras que eu conheço. Ele passava por mim nos últimos dias e, sabendo-me pessimista, tocava flauta: “Como é bom ser líder!”.

Eu dizia ao Rekern, perguntem a ele, que o Grêmio não era líder de nada, que a utópica e ilusória liderança do Grêmio ia virar pó.

Acreditem, o Rekern e o Léo Gerchmann, como a maioria amassadora da torcida do Grêmio, apostam ainda que o Grêmio vai ser campeão. São uns alienados.

Eles não sabem que o Grêmio agora terá de fazer das tripas coração para entrar na Libertadores do ano que vem. Deve ficar fora.

Mas os alienados não querem nem saber disso, pouco importa a eles que o treinador Celso Roth não tenha tido nenhum gesto, nenhum impulso de reação à tendência trágica do desempenho gremista no segundo turno. O Grêmio veio desabando, declinando, sem nenhuma atitude enérgica do treinador e da comissão técnica para evitar o desastre que anteontem se consumou.

Sabem por quê? Porque Celso Roth e a comissão técnica são como a torcida, exatamente iguais, preside sua intelecção a mais completa alienação da realidade.

Só que assim como o meu pessimismo faz parte do meu DNA, o otimismo deles todos integra sua herança genética: eles acham que o Grêmio ainda vai ser campeão com este time ridículo.

E eu acho que o Grêmio está prestes a cair fora da Libertadores do ano que vem.

Na sua alienação, eles não viram que a tabela marca para domingo que vem São Paulo x Inter no Morumbi.

Pode alguém que não seja alienado imaginar que o Internacional vá querer ganhar ou empatar com o São Paulo domingo? Pode?

Este é um campeonato imoral em que alguns times jogam desmotivados e querendo perder contra alguns motivados até a goleada contra outros.

Este é um campeonato imoral em que, anteontem, o São Paulo foi beneficiado escandalosamente por um gol legítimo do Botafogo, anulado pela comprometida arbitragem.

E o sinistro Vágner Tardelli deu um pênalti inexistente a favor do Palmeiras contra o Goiás.

Mas os otimistas alienados nem cogitaram disso. São muito mais felizes do que eu os otimistas alienados. Pelo menos conseguem dormir à noite.

Nenhum comentário: