sábado, 10 de junho de 2017

Após 4 dias, fica a pergunta: o que os ministros do TSE têm na cabeça?

Marlene Bergamo/Folhapress
PODER - Brasilia - Quarta sessao do julgamento da cassaçao da chapa Dilma/Temer que acontece no TSE - Tribunal Superior eleitoral, presidida pelo Ministro Gilmar Mendes e tendo como relator o Ministro Herman Benjamin. Na foto, os Ministros que podem votar contra a cassaçao - (esq. para dir) Napoleao Nunes Maia, Tarcisio Vieira de Carvalho e Admar Gonzaga. 09/06/2017 - Foto - Marlene Bergamo/Folhapress - 017 -
Quarta sessão do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, disse na última quarta-feira (7) acreditar que o colega e relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer, Herman Benjamin, deve a ele o fato de "estar brilhando na televisão". Não é bem assim.

Uma franja milimetricamente penteada em meio à cabeleira meio acaju, meio louro acobreado, molda o rosto de Benjamin nas sessões, tanto ou mais do que os fios fartos de Luiz Fux e a brancura das madeixas de Napoleão Nunes Maia Filho.

Desde que os trabalhos começaram, na terça, a internet comenta o esmero com que os três ministros cuidam da imagem pessoal e jogam luz –e algumas franjas– sobre o tema da vaidade entre os poderosos de Brasília.

Há quem diga nos bastidores que quando assumiu a cadeira no Supremo Tribunal Federal, Fux comprou peruca nova, apesar de ala contrária à tese de que ele use o artefato dizer que é intriga da oposição. O que é certo, porém, é que não há nenhum branco mal distribuído no farto chumaço que teima em assanhar a dianteira da cabeça acinzentada do ministro.

Maia Filho compensa a falta de melanina dos fios e as notáveis falhas –na cabeça, vale lembrar– com um corte repicado na altura do pescoço, modinha entre adolescentes e modelos de passarela.

A vaidade capilar dos homens do governo já foi exposta em outras ocasiões. A mais recente foi o pedido do ex-assessor de Michel Temer e ex-deputado, Rodrigo Rocha Loures, para que quando ingressasse no complexo penitenciário da Papuda, no DF, não tivesse seus cabelos raspados, uma "crueldade". O pedido não foi atendido.

Tamanho cuidado de Loures com a franja talvez seja porque ele tivesse adotado a nova modinha de Brasília: o implante capilar. Desde meados de 2012, presidenciáveis, deputados, senadores e ministros renovam a cabeleira em cirurgias que levam de seis a oito horas e consomem pelo menos cinco dígitos.
"Ninguém quer parecer mais velho do que é. 


Mais do que nunca, eles querem manter o visual mais moderno, um cabelo denso", diz o guru dos fios, o pernambucano Fernando Basto, que virou queridinho de Brasília depois de ter aparecido como motivo do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), quando presidente do Senado, ter pegado um avião da FAB só para visitar, em 2013, sua clínica no Recife. 

Nenhum comentário: