segunda-feira, 12 de junho de 2017

Na liderança das paradas, 'Despacito' reposiciona música latina globalmente

Há 20 semanas entre os hits mais tocados no mundo e há quatro no topo americano, "Despacito", de Luis Fonsi, deu novo fôlego à música latina, que não assumia as mesmas lideranças desde "Macarena", em 1996.

A faixa chegou ao topo das paradas de 59 países e só foi desbancada no Brasil, na última semana, por "Paradinha", o primeiro hit cantado por Anitta em espanhol.

Ambas trazem melodias pegajosas, refrões de simples assimilação e clipes que traduzem o espírito da canção.
"Quando falamos em 'Despacito', não falamos só de música, mas de audiovisual, ela já nasceu com um clipe bem definido", explica Paulo Lima, presidente da sucursal brasileira da Universal, gravadora de Luis Fonsi.

O clipe já teve 2 bilhões de visualizações desde que foi lançado, em janeiro, e é o mais assistido no YouTube e na Vevo, com cerca de 15 milhões de visualizações por dia.


À Folha Fonsi diz ainda não saber o porquê de tanto sucesso. "Há sempre esse fator surpresa que ninguém nunca saberá, quando você acha que tem um hit as pessoas podem não se conectar, ou vice-versa, às vezes você tem uma canção de que você não está muito certo e de repente vira um hit", afirma.

Com quase 20 anos de carreira, o porto-riquenho diz achar difícil conectar pessoas a músicas que elas não entendem as letras. "Tem que ser mais do que o idioma e acho que é isso que eu tive a sorte de fazer com 'Despacito'. Não acontece com frequência."

Fonsi, que compôs o hit com Erika Ender, panamenha filha de uma brasileira, teve outro truque nas mangas. Contrariando a praxe do reggaeton, que há anos embala com letras explicitamente vulgares, ele procurou uma letra que pudesse ser cantada "por um garoto ou um senhor de idade", facilitando a veiculação em rádios, por exemplo.

Se para Fonsi o sucesso foi a princípio acidental, Anitta diz ter planejado estrategicamente o lançamento, munindo-se de pronúncia sem sotaque forte, coreografia divertida e data de lançamento a tempo do verão europeu.

Seu clipe de "Paradinha" bateu o recorde de estreia no YouTube no Brasil –lançado há uma semana já conta com 30 milhões de visualizações.


Antes disso, a carioca emplacou três canções no top 10 do Spotify –com "Paradinha", "Sua Cara" e "Switch", da australiana Iggy Azalea. Com o último, Anitta foi parar no programa americano "The Tonight Show", de Jimmy Fallon –sua participação viralizou nas redes sociais.

STREAMING

Paulo Lima evidencia a consolidação do streaming como o principal fator que alavancou a alta da música latina, pois homogeneíza o que as pessoas escutam na internet.

Segundo a Pesquisa Pró Música Brasil, realizada pela Nielsen e divulgada em maio, é a primeira vez que a modalidade de consumo musical responde por pelo menos 50% do mercado fonográfico.

"O espanhol hoje é a terceira língua [mais falada] no mundo, só o fato de explorar a música nos países que falam esse idioma você já tem um destaque", diz. "Hoje a música tornou-se global."

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