sexta-feira, 30 de junho de 2017



30 de junho de 2017 | N° 18885
CINEMA

PARA RIR E CHORAR EM FAMÍLIA

COMÉDIA DRAMÁTICA FRANCESA com Omar Sy, astro do sucesso de bilheteria Intocáveis, é refilmagem de produção mexicana

O estrondoso sucesso internacional da comédia dramática Intocáveis (2011), um dos filmes franceses de maior bilheteria de todos os tempos, catapultou a carreira de Omar Sy até Hollywood, onde já atuou em superproduções como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015) e no ainda inédito por aqui Transformers: O Último Cavaleiro (2017). O ator francês volta agora ao registro agridoce em Uma Família de Dois (2016), que entrou em cartaz nesta semana na Capital. 

O primeiro longa-metragem dirigido pelo roteirista Hugo Gélin é a refilmagem do sucesso mexicano de público Não Aceitamos Devoluções (2013), comédia dramática escrita, dirigida e estrelada por Eugenio Derbez. Tanto no original quanto no remake, a história fisga o espectador inicialmente graças ao carisma do protagonista e depois pelo comovente relacionamento entre um pai nada convencional e sua adorável filha.

Em Uma Família de Dois, Samuel (Sy) é um sujeito sem muitas preocupações a não ser fazer festa e flertar com as turistas na ensolarada praia no sul da França onde trabalha pilotando uma lancha. A boa vida, porém, termina quando ele recebe a inesperada visita de uma ex-namorada, que simplesmente deixa sob sua responsabilidade um bebê de poucos meses, que a garota informa ser filha de Samuel. 

Em pânico com a súbita paternidade, o personagem corre para Londres a fim de encontrar Kristin (Clémence Poésy, a Fleur Delacour das duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte) e devolver-lhe a pequena Gloria. Samuel, no entanto, perde o rastro da mãe e acaba ficando pela capital inglesa, onde é acolhido por Bernie (Antoine Bertrand), produtor de TV que lhe arranja um emprego como dublê. Oito anos mais tarde, com pai e filha vivendo felizes e inseparáveis, Kristin reaparece querendo recuperar Gloria (Gloria Colston).

Se o grande trunfo de Não Aceitamos Devoluções e Uma Família de Dois é a empatia despertada respectivamente por Eugenio Derbez e Omar Sy, o problema de ambos os títulos também é da mesma natureza. A narrativa flui com graça enquanto a trama mantém-se no registro mais cômico do pai atrapalhado que faz de tudo para agradar a filha; a partir do reaparecimento da mãe da menina, entretanto, o tom pende em excesso para o melodrama lacrimejante e assume um viés desajeitado de “filme de tribunal” misturado com “filme de doença”.


ROGER LERINA | ROGER.LERINA@ZEROHORA.COM.BR

Nenhum comentário: