sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



Jaime Cimenti
13/2/2009


Mistérios sobre obra inédita de William Shakespeare

O segredo de Shakespeare, romance de estreia da escritora norte-americana Jennifer Lee Carrell, nascida em 1962 e Ph.D. em literatura inglesa e norte-americana pela Universidade de Harvard, é sucesso de crítica e público nos Estados Unidos.

A obra foi comercializada em vinte países. Antes dele, a autora tinha publicado Special Monster, obra de não-ficção histórica sobre o combate à varíola no início do século XVIII.

A narrativa de Jennifer passeia com maestria pelas minúcias da obra do genial bardo inglês e pelos mistérios que cercam sua identidade. Na trama, a diretora Kate Stanley vê o Globe Theatre, palco que receberia sua montagem de Hamlet, ser vítima de um incêndio criminoso. Lá dentro é encontrado o corpo de alguém assassinado por envenenamento, tal qual o pai de Hamlet.

Nada é coincidência na narrativa repleta de suspense, perseguições e assassinatos. Carrell vai construindo um enigmático quebra-cabeça que pode apontar para uma obra até então desconhecida do autor de Romeu e Julieta. A descoberta de um segredo literário de quatro séculos poderia mudar completamente a forma de encarar a obra do gênio inglês.

A apenas três semanas da peça, em Londres, no Globe Theatre, Kate recebe uma inesperada e misteriosa visita nas galerias do teatro mais famoso da Inglaterra.

Escolhida para encenar a mais bela joia da coroa teatral britânica, a jovem norte-americana jamais poderia imaginar que Rosalind Howard, uma exuberante e excêntrica professora de Shakespeare em Harvard, fosse ao seu encontro. O relacionamento das duas havia se desgastado depois que Kate decidir trocar a carreira acadêmica pelo teatro três anos antes.

Mas a visita de Ros escondia outras surpresas. A professora entregou à sua ex-aluna uma pequena caixa envolta em papel dourado com laço de fita. Kate ainda está aturdida pela visita da professora quando Rosalind é encontrada morta no teatro Globe, envenenada, exatamente como o pai de Hamlet. Ros morreu com uma marca de agulha na grande veia atrás da orelha direita e as coincidências com a obra e a vida do dramaturgo inglês não param por aí.

Desconfiada de estar lidando com algo muito perigoso, Kate passa a fazer investigações nos Estados Unidos e na Inglaterra, contando com a ajuda de sir Henry, um consagrado ator em fim de carreira, e de Ben, um desconhecido sobrinho de Rosalind Howard.

O inspetor britânico Francis Sinclair também se envolve na trama e Kate corre contra o tempo para não se tornar a próxima vítima. 416 páginas, R$ 54,00. Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: