01 DE AGOSTO DE 2020
RODRIGO CONSTANTINO
Impeachment já!
Ele representa um perigo para nossa democracia. Ele é incompetente, agiu de forma irresponsável na pandemia, há suspeitas de corrupção que pairam sobre ele, e os abusos de poder são mais do que evidentes, incluindo censura à imprensa. Se continuar sem amarras e freios, ele pode destruir o Brasil, e já tem produzido enorme insegurança jurídica e política, que afugenta investidores. Só vejo uma saída: seu impeachment.
Falo, claro, do STF. Pelo menos um ministro supremo precisa sofrer impeachment, caso contrário a escalada do arbítrio vai continuar. Os ministros tomam decisões monocráticas, transformando uma instituição em 11. Abrem inquéritos ilegais que perseguem cidadãos, agindo como réus, procuradores, investigadores e juízes. Protegem políticos com foro privilegiado, enterrando inquéritos ou impedindo busca e apreensão em seus gabinetes. Não dá mais para suportar!
O presidente Dias Toffoli, na última semana, disse que o STF é como o "editor da nação". A fala revela sua mentalidade autoritária, e é assustadora. No longo prazo, temos que pensar em reformas estruturais que mitiguem tanto poder, que separem talvez a função de controle de constitucionalidade daquela de última instância judiciária. O mecanismo de pesos e contrapesos está capenga.
Mas estou convencido de que algo deve ser feito imediatamente, no curtíssimo prazo, para conter os abusos do STF. E só consigo pensar num caminho a seguir, já que devemos fugir de aventuras golpistas que envolvam cabos e soldados: o tal impeachment de ao menos um dos ministros. Teria enorme valor pedagógico.
Somos reféns de um STF arbitrário, que representa uma clara ameaça não só para a democracia, mas para nossa liberdade de expressão. Constatar isso não é desejar o fim do STF, e sim sua mudança de postura, para dentro dos limites constitucionais.
Resta, claro, combinar com os senadores. Muitos ali têm rabo preso e são réus protegidos pelo foro privilegiado. Daí a necessidade de extrema pressão por parte da população. Afinal, eles são ou não os nossos representantes políticos? Impeachment já!
RODRIGO CONSTANTINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário