terça-feira, 7 de maio de 2024


07 DE MAIO DE 2024
APELO DOS GAÚCHOS

UM PEDIDO DE TRÉGUA

inter, grêmio e juventude, com apoio da FGF, clamam à CBF para que seus jogos sejam adiados por 20 dias

Os três representantes gaúchos da Série A formalizaram, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), um pedido à CBF para que seus jogos por Brasileirão e Copa do Brasil sejam adiados em 20 dias. A solicitação ainda dá margem para que as datas sejam alteradas em caso de necessidade. A entidade que organiza o futebol brasileiro não havia se manifestado até o fechamento desta edição, mas a tendência é a de acatar a demande Grêmio, Inter e Juventude.

A visão dos gaúchos é uníssona. É impossível até mesmo pensar em futebol neste momento. O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, o do Grêmio, Alberto Guerra, e o do Juventude, Fabio Pizzamiglio, têm mantido contato frequente entre si e também com as entidades que regem o futebol. A maior parte dos passos está sendo dada em conjunto.

Jogadores da dupla Gre-Nal não estão conseguindo nem sequer treinar. Alguns deles, além de funcionários dos clubes, tiveram casas invadidas pela água ou estão impossibilitados de se deslocar. O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, por exemplo, teve de ser retirado do hotel onde mora por causa da enchente. Atletas têm se engajado em ações sociais e até mesmo em resgate de moradores de área atingida.

Ontem, os gramados da Arena e do Beira-Rio estavam ainda mais inundados na comparação com a tarde de domingo. Os CTs de ambos estão embaixo da água que avançou do Guaíba. A previsão mais otimista é que a enchente dure ainda de sete a dez dias em locais mais críticos. O Juventude está conseguindo treinar, mas sem perspectiva de jogar.

O Inter, em nota, acrescentou: "A prioridade absoluta nesse momento é o apoio para a garantia de vida das milhares de pessoas atingidas e a avaliação e restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo. Pedimos compreensão, solidariedade, empatia e apoio imprescindíveis neste momento tão delicado e extraordinário".

América

A FGF também enviou à CBF um documento explicando a situação de todos os clubes envolvidos em competições nacionais, contando masculino, feminino e categorias de base. Nesse ofício foram contemplados alguns itens solicitados pela direção de competições, como possibilidades de treinamento, acessos de atletas e times e condições dos estádios.

Os jogos de Grêmio e Inter pelas competições da Conmebol estão sendo analisados. A Confederação Sul-Americana avalia as situações, mas a tendência é de que as partidas por Libertadores (contra Estudiantes, na Arena) e Sul-Americana (Delfín, no Beira-Rio) sejam adiadas. Informações de bastidores dão conta de que a avaliação será rodada a rodada.

Segundo o presidente da FGF, Luciano Hocsman, as equipes que disputam as séries C e D terão uma reunião virtual nesta terça-feira para definir suas situações.

- Vamos analisar os casos individualmente. Mas não vejo condições para jogos no Estado, inclusive tecnicamente, com a necessidade de aparato policial e de saúde. Imagino que todos serão adiados - comentou.

Os campeonatos organizados pela FGF estão paralisados.

Nenhum comentário: