sexta-feira, 17 de maio de 2024


17 DE MAIO DE 2024
POLÍTICA +

Três vezes vítima do alagamento

O prefeito Sebastião Melo (MDB) foi triplamente atingido pela enchente. Melo teve de deixar a casa onde mora, na zona sul de Porto Alegre. Quando viu que a situação estava se complicando, mudou-se para o hotel Express, ao lado do Centro Administrativo, na esquina da Rua João Manoel com a Sete de Setembro. Na mesma manhã de 3 de maio, a água chegou ao prédio da prefeitura e ao hotel.

O prefeito está morando em outro hotel e despachando no Instituto Ling. A primeira-dama Valéria foi para a antiga casa da família, onde mora o filho João.

Os secretários municipais estão espalhados por diferentes endereços.

Pior é a situação dos prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), e de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves (PDT), que ficaram com as casas submersas.

Todos por todos

Localizada perto de quatro escolas tradicionais de Porto Alegre (Anchieta, Monteiro Lobato, Província de São Pedro e Farroupilha), a Sociedade Libanesa transformou sua sede no bairro Boa Vista em um dos mais organizados centros de apoio às vítimas da enchente.

Em uma aliança com a Associação de Jovens Empresários e o Tecnopuc, a Libanesa conta com voluntários das escolas vizinhas para organizar as doações que não param de chegar de todo o Brasil, parte delas fruto da articulação do secretário Ernani Polo, do Desenvolvimento Econômico, e de Kalil Sehbe, diretor do Badesul.

A cada carreta que chega lotada de donativos, a mineira Maria Ana Barros de Assis comemora como se estivesse ajudando as pessoas de sua terra. Sobe nos caminhões, ajuda a descarregar, orienta voluntários. Em seu primeiro Dia das Mães, Maria e o marido Willian deixaram o bebê Antônio com a babá e passaram o dia trabalhando como voluntários.

O Tecnopuc montou um sistema de controle de entrada e saída de doações, com cadastramento de entidades autorizadas a receber cestas básicas, roupas, cobertores e o que mais estiver em falta nos abrigos ou casas de famílias que acolhem desalojados.

Para a eleição de 2026, ainda falta muito tempo, mas é importante alertar aos pretensos candidatos que não ganharão nada jogando contra ou passando para a sociedade a impressão de que torcem pelo quanto pior melhor, para aumentar suas chances de conquistar o poder.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: