Som do gaita e da esperança Simbólico
É nessas horas que grandes artistas fazem a diferença. Renato Borghetti (foto) levou sua música ao Asilo Padre Cacique, que viveu dias dramáticos na semana passada, em Porto Alegre, e ainda enfrenta uma série de desafios para retomar a normalidade.
Para atenuar o drama da enchente, que chegou a deixar o asilo ilhado e sem luz, Borghettinho encantou os moradores com a sua gaita, entoando clássicos gaúchos.
Quer ajudar também? O recuo da água já está permitindo o acesso de doações à instituição, embora a preocupação persista. A entrega de donativos pode ser feita diretamente na sede, todos os dias, das 7h às 20h. Fica na Avenida Padre Cacique, nº 1.178. O pix é 92.978.139/0001-22 (CNPJ).
A cena abaixo foi captada pelo fotógrafo Yagor Marrone, da prefeitura de Sapucaia do Sul, durante o resgate de uma família no bairro Fortuna, alagado pela cheia do Rio do Sinos. Em meio à lama e ao lixo da enxurrada, uma imagem de Cristo seguia em pé.
Corredor de acesso é ampliado
O corredor criado como acesso alternativo à Capital está sendo ampliado. De pista única, passará a ser dupla. De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, cerca de 60 trabalhadores atuam na obra. Desde que começou a operar, na sexta-feira, a via registra tráfego médio de cem veículos por hora. A EPTC estima que cerca de 20 mil veículos já tenham trafegado pelo acesso.
Com a possibilidade de o nível do Guaíba subir mais, não é descartada a elevação na altura do corredor. A alteração ocorreria por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb). Conforme calcula o secretário da SMSurb, o engenheiro Assis Arrojo, o novo corredor, como está feito hoje, ainda é capaz de manter o fluxo de trânsito no local mesmo que o Guaíba continue elevando seu nível até perto da marca de 5m30cm, pelo menos.
Se o nível subir ainda mais e o acúmulo de água eventualmente impactar o corredor, a prefeitura já projeta a realização de obra de elevação dessa nova via de ingresso e saída de Porto Alegre a partir da Rua da Conceição.
O caminho foi estruturado para agilizar o abastecimento dos serviços essenciais da cidade, como oxigênio, água, alimentos e equipamentos de emergência. O trajeto liga a área central de Porto Alegre, pelo Túnel da Conceição, com a avenida Castelo Branco e a BR-290.
O corredor é exclusivo para caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados, farmácias, viaturas em serviço e identificadas como prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado, governo federal e Forças Armadas, ambulâncias e viaturas de segurança. Veículos que não estejam prestando serviço humanitário não podem acessar o corredor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário